Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

SP: Trem-Bala vai ter estação em São José, confirma o governo


ANTT confirma em audiência que cidade terá parada obrigatória do TAV, assim como Aparecida, que já estava definida; além disso, governo já estuda mudar o traçado para evitar danos no Banhado.
Audiência pública do TAV em São José dos Campos. Foto: Marcelo Caltabiano/OVALE
A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) confirmou na quinta-feira (13) que o governo federal deve definir Aparecida e São José dos Campos como as cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba que terão paradas obrigatórias do Trem-Bala, entre Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas.
Executivos da agência admitiram ainda a possibilidade de mudança no traçado do TAV (Trem de Alta Velocidade) para evitar que a ferrovia passe pelo Parque Municipal do Banhado, que é uma unidade de conservação integral.
Hélio França, superintendente-executivo da ANTT, disse que o estudo elaborado pelo governo para a implantação da primeira ferrovia de alta velocidade do país recomenda uma estação em São José dos Campos. “O que não está definido é a sua localização na cidade”, afirmou França.
Ele relatou que o local da estação será definido no projeto executivo da nova ferrovia, que será contratado pelo governo no próximo ano.
“A localização da estação vai levar em consideração os aspectos locais, urbanos, acessibilidade e preservação ambiental que garantam o melhor atendimento da cidade de São José e da região circunvizinha”, disse o executivo.
A estação de Aparecida foi mantida para atender ao público turístico da região, principalmente que visita o Santuário Nacional e os centros religiosos vizinhos, como o de Frei Galvão, em Guaratinguetá, e a Canção Nova, em Cachoeira Paulista.
Memória. Na modelagem anterior do TAV, que não prosperou pelo fracasso dos leilões de concessão da ferrovia, por falta de interessados, estavam previstas duas paradas obrigatórias na RMVale –uma em Aparecida e outra a ser definida pelo operador do sistema.
São José despontava como cidade potencial para abrigar a segunda estação. Na nova modelagem, apresentada ontem em audiência pública na cidade, quem indicará as paradas obrigatórias será o governo federal, informou França.
Ambiental. Sobre a possibilidade de mudanças no traçado da ferrovia, a questão será tratada no processo de elaboração do projeto executivo, mas a ANTT vai respeitar as restrições ambientais apontadas no estudo do Trem-Bala.
“Nos documentos que estão na audiência pública já existe restrição ao Banhado”, afirmou o superintendente.
“Nesse novo modelo, o projeto final será feito pelo governo, pela EPL (Empresa de Planejamento e Logística) e levará em consideração todas as restrições ambientais, recomendações e sugestões da comunidade. Será o resultado do diálogo entre a EPL, o governo a ANTT e as municipalidades com foco no desenvolvimento local e regional”, afirmou.
Pedidos. A audiência pública, reuniu cerca de 70 pessoas. A ANTT recebeu manifestações escritas e orais para que a estação do TAV seja em São José e que a ferrovia evite o Banhado.
No encontro, os executivos da agência apresentaram e coletaram subsídios à minuta do edital e do contrato de concessão referentes à primeira etapa de concessão do TAV.
Nesta etapa, será definido o fornecedor da tecnologia, do material rodante e operador do sistema. O leilão está marcado para maio de 2013.
Revisão
Obra do TAV deve começar em 2014
O governo federal trabalha com a previsão de que a obra de construção da ferrovia de alta velocidade será iniciada em 2014. Após a definição da tecnologia e do operador do sistema, será contratado o projeto executivo e iniciado o processo de escolha do consórcio que vai tocar as obras de implantação da nova ferrovia, que terá 510 quilômetros.
Audiência
Terceira reunião é hoje em Aparecida
A terceira audiência pública do projeto do TAV acontece hoje no Santuário Nacional, a partir das 9h. Ao todo, a ANTT irá promover sete reuniões. A primeira aconteceu terça-feira, em Brasília.
As próximas serão no Rio de Janeiro ( 18/9), Barra Mansa (19/9), Campinas (20/9) e São Paulo (21/9). Sugestões também podem ser envidadas à ANTT até o dia 24 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário