Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

SP: Licitação para trem regional de Jundiaí será lançada na próxima segunda



Há planos para Sorocaba e Santos.
Foto: Divulgação
Sustentabilidade, rapidez e economia. Esses são os principais benefícios dos trens regionais que deverão, em breve, ser mais uma opção de mobilidade para pessoas que costumam viajar com frequência do interior para a grande São Paulo.
Apesar de planos para as cidades de Sorocaba e Santos, é Jundiaí que será a primeira cidade a ter um trem regional de passageiros que ligará o município à capital do estado.
O secretário estadual dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Jurandir Fernandes, informou durante o V Brasil nos Trilhos que a licitação dos projetos básico e executivo do trem de Jundiaí será lançada na próxima segunda-feira (10). “O forte gargalo rodoviário nos acessos à grande São Paulo mostra que é mais que evidente a necessidade de trens regionais.”
Segundo o secretário, o percurso do trem até Jundiaí não será comum ao das seis linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
A estimativa é que os trens regionais no estado deverão percorrer uma velocidade média de 150 km por hora, que diminuirá substancialmente o tempo de viagem. Partindo da Estação Água Branca, na capital, o percurso de 45 Km deverá ser feito em 25 minutos.
Apesar de ainda não ter um preço previsto para a passagem, é certo que a nova opção de transporte aumentará a competitividade e poderá ocorrer queda nos preços das passagens de ônibus.
Além disso, o transporte ferroviário é comprovadamente mais seguro, menos poluente e tem um custo menor do que o rodoviário. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou em agosto deste ano que o investimento será de R$ 152 milhões.
Metrô e CPTM
Jurandir Fernandes aproveitou a oportunidade e comentou os problemas enfrentados pelo Metrô e a CPTM nos últimos meses. O secretário responsabilizou a falta de gestão pública e privada, que contribui para o apagão de mão de obra e falta de equipamentos do meio de transporte.
“É uma situação grave em todos os aspectos. O problema do Brasil está na capacidade de execução. A expansão do metrô e da CPTM não está sendo fácil, sempre há novos gargalos a serem superados.”
Agência T1, Por Danielle Sousa
Edição: Bruna Yunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário