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O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

São Paulo terá 100 trolebus BRT de 15 metros até novembro



trolebus
Trólebus Scania 15 metros já em operação na cidade de São Paulo. De acordo com Wilson Pereira, gerente nacional de vendas da Scania, ao Blog Ponto de Ônibus, até novembro cem unidades do veículo que aumenta a oferta de lugares e reduz a poluição já estarão circulando na Capital.

São Paulo terá 100 trolebus de 15 metros Scania até novembro
Encarroçados com o modelo Millennium BRT, ônibus elétricos vão ajudar na redução da poluição e aumento na oferta de vagas no sistema de trólebus da Capital Paulista
ADAMO BAZANI – CBN
A frota de ônibus elétricos da Capital Paulista vai receber até novembro deste ano mais 100 veículos totalmente não poluentes.
Cinquenta unidades já foram concluídas e outras cinquenta estarão com a operadora Ambiental Trans, do Grupo Ruas, que presta serviços na zona Leste de São Paulo e na região central, até o mês de novembro.
A informação foi revelada neste domingo ao Blog Ponto de Ônibus pelo gerente nacional de vendas de ônibus da Scania do Brasil, Wilson Pereira.
“Foram três anos de desenvolvimento deste projeto. Já há unidades na capital paulista e na região do ABC (Corredor ABD – operado pela Metra). É uma solução de peças que variam do ônibus Scania e dotada de toda tecnologia para receber o sistema elétrico e o motor a eletricidade” – disse Wilson Pereira.
Os trólebus são de 15 metros de comprimento e contam com um terceiro eixo direcional que permite que a carroceria tenha este porte e que garante melhor dirigibilidade ao veículo, além de fazer com que no mesmo ônibus mais pessoas possam ser transportadas de forma confortável.
A carroceria é modelo Millennium BRT, um modelo mais novo que o atual Millennium da Caio.
Por ser um veículo diferenciado cujo chassi é uma solução de peças para o trólebus, a homologação se dá na encarroçadora de Botucatu, no interior Paulista.
O motor elétrico e Weg e o sistema é da Eletra, empresa de São Bernardo do Campo.
“É extremamente interessante este programa da EcoFrota, da Capital Paulista, cujo o objetivo é fazer com que os ônibus de São Paulo sejam o menos poluentes possíveis. O trólebus é cem por cento livre de emissões” – complementou Wilson Pereira.
Trólebus do mesmo modelo da Scania também vão circular no ano que vem no Corredor ABD que liga São Mateus, na Zona Leste de São Paulo, a Jabaquara, na zona Sul, passando por Santo André, Mauá (Terminal Sônia Maria), São Bernardo do Campo e Diadema.


EXPORTAÇÕES:
Os trólebus brasileiros da Scania já despertam interesse de outros países e as exportações estão em negociação, de acordo com Wilson Pereira.
Países como Argentina, Colômbia e Nova Zelândia já consultaram a fabricante de São Bernardo do Campo.
Os trólebus possuem piso baixo, o que garante acessibilidade, espaço para cadeira de rodas e cão guia, sistema de ar condicionado mais avançando e características mecânicas que refletem em mais conforto para os passageiros e motorista.
“O trólebus é bem mais silencioso e confortável. Não há trancos e as frenagens são mais seguras e suaves. A Scania já possui um histórico com chassi usado para trólebus. Nós pegamos nossa experiência, os mais modernos conceitos e entregamos um produto mais completo para o mercado” – finalizou Wilson Pereira.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

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