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O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Em audiências sobre trem-bala, ANTT detalha exigências do projeto


Projeto será debatido nesta quinta-feira (13) na cidade de São José dos Campos
BRASÍLIA - O projeto de implantação do trem-bala no trecho entre Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro será debatido nesta quinta (13/9) na cidade de São José dos Campos, no interior paulista, dentro de um processo de consulta pública que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está realizando sobre o tema. Ao todo, serão realizadas reuniões em sete cidades ainda este mês. A discussão envolve as minutas do edital e do contrato de concessão do Trem de Alta Velocidade (TAV), divulgados em agosto.
 
A primeira dessas reuniões sobre o TAV ocorreu ontem, em Brasília. Embora estivessem presentes executivos de países como Espanha, Alemanha e França, somente um representante italiano fez questionamentos durante a reunião, sobre participação nas diferentes etapas do projeto. A ANTT está aproveitando a realização desses debates para explicar detalhes desta primeira etapa do processo de concessão, que envolverá a definição da empresa que fará a gestão do trem-bala e cederá tecnologia. Somente em um segundo momento será escolhido quem fará o projeto executivo e quem será responsável pela construção da infraestrutura. Ou seja, primeiro o governo definirá quem cuidará da operação e depois tratará da construção. O vencedor da primeira etapa não poderá estar na segunda, conforme preveem as regras definidas pelo governo.
 
Durante a sessão pública de ontem na capital federal, por exemplo, a ANTT ressaltou que o processo está aberto a pessoas jurídicas brasileiras ou estrangeiras, entidades de previdência complementar e fundos de investimento, isoladamente ou em consórcio. A ANTT destacou também que, no caso de consórcios, todos os integrantes do grupo devem atender aos requisitos de pré-qualificação e, em conjunto, ter o patrimônio líquido de R$ 1,5 bilhão. A primeira fase do projeto contará com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Documentação relativa ao tema está disponível nos sites da ANTT (http://www.antt.gov.br - Audiência Pública nº 126/2012) e do TAV Brasil (http://www.tavbrasil.gov.br).
 
A ANTT também aproveitou a reunião em Brasília para ressaltar que somente será qualificada empresa ou consórcio que comprovar mais de dez anos de experiência em transporte ferroviário de alta velocidade. Outra precondição é que será desclassificada a empresa que tiver sido responsabilizada por algum acidente fatal nos últimos dez anos. Conforme informou a Agência Estado em 23 de agosto, essas regras excluem a China como operadora do TAV, uma vez que o país asiático só iniciou a operação de trens desse tipo em 2008 e registrou no ano passado um acidente com mortes. A Alemanha também registrou um acidente com mortes em 1998, portanto antes do prazo estabelecido na minuta do edital. Não haverá, no entanto, restrições à tecnologia a ser utilizada no TAV.
 
Dentro do processo de consulta pública, sugestões poderão ser apresentadas nas reuniões presenciais ou encaminhadas à ANTT ou à TAV Brasil. O período para o envio de contribuições estará aberto até as 18 horas do dia 24 de setembro. As próximas sessões públicas para discutir o trem-bala ocorrem ainda em setembro e serão realizadas em São José dos Campos (13); Aparecida (14), Rio de Janeiro (18); Barra Mansa (19), Campinas (20) e São Paulo (21). Sugestões e comentários que forem apresentados ao longo da audiência pública poderão ser incorporados no edital definitivo, depois de analisados pelo governo.
 
A publicação do edital da primeira fase de concessão do trem-bala, relativa à operação, está prevista para o dia 31 de outubro deste ano e o leilão está marcado para 29 de maio do ano que vem. A assinatura do contrato deverá ocorrer em 7 de novembro do ano que vem. O TAV deverá estar plenamente em operação em 2020.

Fonte: Estadão

Um comentário:

  1. Planejar trens de alta velocidade TAV antes de trens regionais de passageiros é colocar a carroça na frente dos bois, e se governar é definir prioridades, entendo ser as prioridades no Brasil pela ordem;
    1º Trens suburbanos, Metrôs domésticos e VLT Veículos leves sobre trilhos;
    2º Expansão da ferrovia Norte Sul rumo ao Triângulo mineiro e Centro norte de SP (município de Colômbia) pelas ferrovias existentes e Ferroanel com rodoanel integrados com ligação Parelheiros Itanhaém, para cargas e passageiros;
    3º Trens de passageiros regionais (Até 250 km/h);
    4º TAV (Acima de 250 km/h), não existe nas Américas, inclusive nos EUA.
    1º Integração Nacional;
    2º Integração Sul Americana;
    Trens de passageiros regionais são complementares e não concorrentes ao futuro TAV, pois servem as cidades não contempladas, inclusive Campinas com mais de 1,2 milhões de habitantes e potencial econômico maior do que alguns estados, e muitas capitais do Brasil, portanto comporta as duas opções.
    Pelo proposto as mesmas composições atenderiam de imediato aos trens regionais planejados nas maiores cidades brasileiras ~150 km/h utilizando alimentação elétrica existente em 3,0 kVcc, a curto prazo, já dando a diretriz do Plano Diretor quando fossem utilizadas no TAV, aí utilizando a tensão e corrente elétrica de 25 kVca, com velocidade max. de 250 km/h, uma vez que já foi determinado pela “Halcrow” velocidade média de 209km/h para o percurso Campinas Rio previsto para após o ano de 2020, se não atrasar como a maioria das obras do PAC, ou seja longo prazo, este modelo é inédito no Brasil, porém comum na Europa.
    Para esclarecer; Não se deve confundir os trens regionais de até 150 km/h com os que existiam antigamente no Brasil, que chegavam a no máximo aos 80 km/h por varias razões operacionais, e o fato de trens regionais e TAV serem de operações distintas não justifica que não tenham que se integrar, sendo que para a estação em SP o local sairá em locais paralelo a CPTM entre Luz e Barra Funda, podendo serem criadas a estação Bom Retiro ou a Nova Luz, no lado oposto em que se encontra a Júlio Prestes.
    No mínimo três das montadoras instaladas no Brasil além da Embraer tem tecnologia para fornecimento nesta configuração, inclusive os pendulares Acela e Pendolino que possuem uma tecnologia de compensação de suspenção que permite trafegar em curvas mais fechadas, mais adequados a topografia brasileira, com altíssima porcentagem de nacionalização.
    Fala-se de integração ferroviária Sul Americana, e as principais economias após o Brasil são a Argentina, e Chile, e ambos, possuem majoritariamente a bitola de 1,676 m, (Indiana),sendo que só a Argentina possui mais de 23 mil km, o que corresponde, a ~ 4 vezes mais km que a correspondente brasileira, e km praticamente em quantidade igual a nossa métrica, e em consulta a técnicos argentinos e chilenos, os mesmos informaram serem infundadas as informações de que circulam no Brasil de que está sendo substituída por 1,43 m.

    Mas, quanto ao TAV (Trem de alta velocidade), hum, este não sei não, teve um ex ministro de nome Bernardo, que no início do ano de 2011, deu a seguinte declaração à mídia; ”Trens regionais de passageiros poderão trafegar nas futuras linhas exclusivas do TAV”, exatamente como acontece na Europa. Ufa, até que enfim o bom senso prevaleceu!
    Esta era uma noticia que sempre esperava ouvir, e desde a década de 70 se fala dele e agora a previsão é para após 2020, e poucas coisas estão definidas, como estações, trajeto etc, e o modelo projetado é independente, e bitola divergente dos trens regionais existentes 1,6m e que trafega tanto como trem regional, ou como TAV, que seria uma insensatez, portanto pode se afirmar que embora a intenção seja louvável, existe uma contradição do que se falou, e o que esta sendo planejado, além disto aqui, as obras deste porte tem até data para começar, mas a sua conclusão, custos e benefícios são imprevisíveis!

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