Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Cerca de 70% dos motociclistas sofrerão acidentes nos próximos seis meses, diz Abramet


A motofaixa é uma das alternativas adotadas pela cidade de São Paulo para diminuir o número de acidentes envolvendo motociclistas. Foto: Epitácio Pessoa/AE
Aproximadamente 70% dos motociclistas sofrerão acidentes nos próximos seis meses, informou o diretor do Departamento de Medicina Ocupacional da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Dirceu Rodrigues.
Dos 73 milhões de veículos que circulam diariamente no país, 19,2 milhões são motocicletas. Apesar da maior frota se concentrar no Sudeste, com mais de 7,7 milhões de motos, conforme dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo), é nas regiões do Norte e Nordeste que o número de motos adquiridas cresce em grandes proporções.
De 1998 para 2012, a região Norte teve uma taxa de crescimento 1538,9% nas vendas de motocicletas, seguida da região Nordeste, com 1114,9%. O Sudeste apresentou crescimento de 455,4%. Em 1998, a frota nacional era de 2,7 milhões de motos.
Para Rodrigues, esse crescimento e, consequentemente, o número de acidentes provocados pelas motos são resultados da facilidade em adquiri-las, motos são mais baratas que carros; da liberação para a prática de serviços como motoboy, motofrentista e mototaxista sem um treinamento adequado; de cursos ministrados de forma precária em Centros de Formação dos Condutores (CFC); da falta de fiscalização, a Lei Seca ignora os motociclistas; e o desuso das roupas de proteção: Equipamento de Proteção Individual (EPI).
O Código de Trânsito Brasileiro exige que todo motociclista use roupas que ofereçam proteção no caso de uma queda, segundo Rodrigues, mas o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) tem cobrado apenas o uso do capacete.
“Nos acidentes, 25% dos motociclistas apresentam ferimentos no crânio e 73% apresentam lesões nos membros inferiores. Esses equipamentos, como a viseira, as luvas, os sapatos fechados e jaquetas reduzem as lesões produzidas pelo acidente.”
Vítimas
Em 2010, foram registradas 10.894 mortes por acidente com motocicleta. Conforme a representante do Ministério da Saúde, Marta Maria Alves da Silva, são 117 óbitos diariamente. “Os acidentes com motos equivalem a uma queda de avião por dia” e alertou “é uma questão epidêmica e a tendência é que aumente o número de óbitos se não for feito nenhuma mudança”.
Agência T1, Por Bruna Yunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário