Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Alagamentos diminuem, mas trânsito aumenta e SP tem 152 km de lentidão

(Por Folha de S. Paulo)

Por volta das 19h desta terça-feira, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrava apenas um ponto de alagamento em São Paulo, na rua Antonio Bento, altura da praça Doutor Clemente de Faria.


Mesmo assim, o trânsito na capital piorou desde as 18h, quando a cidade tinha cinco locais alagados. Eram 152 km de filas no horário, o que representa 16,8% dos 868 km de vias monitoradas.

O índice estava acima da média do horário, que é de 15,6%. A pior região era a zona sul, com 58 km de congestionamento.

Com as chuvas, a CET registrava, além dos alagamentos, 24 semáforos com problemas em toda a cidade no horário. De acordo com o órgão, 9 semáforos estavam apagados e 15 estavam no amarelo intermitente.

A pior via era a marginal Tietê, com 11,7 km de lentidão tanto na pista local quanto na expressa, no sentido Ayrton Senna da ponte do Limão até a ponte Aricanduva.

O corredor norte-sul tinha 8,8 km de filas no sentido Aeroporto, da praça da Bandeira até o viaduto João Julião da Costa Aguiar.

A marginal Pinheiros era a terceira pior via, com 7,9 km de congestionamento na pista expressa, sentido Interlagos, da ponte Ary Torres até a ponte Transamérica.

ACIDENTE

A avenida Alexandre Mackenzie (zona oeste de São Paulo), perto da marginal Pinheiros, permaneceu totalmente bloqueada, no sentido bairro, por quase 9 horas, devido ao tombamento de uma carreta que carregava nitrogênio.

O acidente ocorreu por volta das 9h30 desta terça-feira e a pista só foi completamente liberada às 18h10.

O produto vazou no local e o Corpo de Bombeiros foi acionado. A Defesa Civil foi chamada para isolar a área por medida de segurança. O vazamento foi controlado e ninguém ficou ferido.

ESTADO DE ATENÇÃO

Por conta da chuva, quase toda a cidade de São Paulo ficou em estado de atenção para alagamentos das 15h às 15h55. De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, os bairros mais afetados pela precipitação estavam nas zonas norte, oeste, sul, central, além das marginais Pinheiros e Tietê.

A escala do órgão passa por observação (condições normais), atenção (possibilidade de alagamentos), alerta (transbordamento de rios e córregos) e alerta máximo (estado de calamidade pública).

O aeroporto de Congonhas (zona sul), ficou fechado por 40 minutos devido à chuva. De acordo com a Infraero (estatal que administra o aeroporto), Congonhas ficou fechado das 14h48 às 15h30. Depois, pousos e decolagens passaram a ser feitos com o auxílio de instrumentos.

PREVISÃO

Na quarta-feira (18), a previsão aponta que a chuva será intermitente em boa parte do dia, mas o tempo melhora até o começo da noite.

As temperaturas serão baixas, oscilando entre mínima de 12ºC e máxima de 17ºC. O risco para deslizamentos de terra permanece em função das chuvas dos últimos dias.

Já na quinta o tempo abre, com predomínio de sol na maior parte do dia e sem previsão de chuvas. As temperaturas ainda permanecem baixas e a máxima não ultrapassa os 18ºC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário