Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Seminário Mobilidade Urbana: Guarulhos recebe o penúltimo debate sobre transporte público no Estado

A bancada do PT já promoveu sete das oito audiências do ciclo de debates sobre mobilidade urbana em São Paulo, que terá conclusão na próxima quinta-feira (28), na cidade de São Sebastião. (do Portal Linha Direta)



O penúltimo debate sobre o tema “Mobilidade Urbana na Capital e na Região Metropolitana de São Paulo: Diagnóstico, Desafios e Perspectivas” ocorreu na noite dessa segunda-feira (25), em Guarulhos.


A cidade que há tempos clama pelo transporte ferroviário; que tem o maior aeroporto da América Latina; que tem o oitavo maior PIB do país; e que não possui uma linha de Metrô que ligue a cidade com a capital vive das promessas dos governadores tucanos. Ontem ela foi a anfitriã do penúltimo debate sobre o tema.

O líder da bancada petista, deputado Alencar Santana Braga, abriu os trabalhos. O parlamentar, que tem como bandeira a defesa do transporte público, dedica parte de suas ações na Casa às denuncias e fiscalização do descaso por parte do Governo do Estado nesse setor.

Para Alencar, o ciclo tem como objetivo expor as problemáticas do transporte público e propor alternativas para a mobilidade urbana do Estado. “Metrô super lotado, trens da CPTM em panes, acidentes nas linhas são algumas das problemáticas que o trabalhador está vivenciando diariamente no transporte de São Paulo. Um descaso do Governo do Estado que não planeja e menos ainda executa”, ressaltou o deputado.

O prefeito de Guarulhos Sebastião Almeida participou do debate e afirmou que a discussão é de extrema importância. “O Metrô de São Paulo carece de mais discussões como essa, a exemplo Guarulhos, cidade tão grande e que não possui linha de Metrô nem trem. Não existe cidade no mundo, que tenha um aeroporto com o porte do nosso e que não seja ligado com o Metrô”, disse o prefeito.

“Avançamos com o Bilhete Único na cidade e agora queremos o Bilhete Único Metropolitano, nosso sistema está pronto para essa integração, o que falta é vontade política e competência do Governo do Estado”, completou.

O deputado estadual João Antônio coordenou a mesa durante a atividade e afirmou que os problemas de grandes metrópoles como São Paulo devem ter soluções articulada, projetando o futuro numa região integrada.

O debate foi enriquecido pelas explanações em slides do deputado estadual Gerson Bittencourt e do deputado federal José de Filippi. Ambos trouxeram informações relevantes da real situação do transporte no Estado.

“Mais de seis anos de promessa e não existe nenhum movimento do governador para a integração metropolitana”, disse Bittencourt.

“Com essa política de descaso do PSDB, estamos longe de um projeto que satisfaça os paulistanos”, acrescentou Filippi.
O deputado federal Carlos Zarattini também participou da atividade e lembrou que o Metrô de São Paulo está parado. “Há quase 20 anos de PSDB em São Paulo e a média de crescimento do Metrô é de 2km por ano”, afirmou o deputado.
“A Região Metropolitana de São Paulo precisa recuperar toda a gestão perdida na área de transporte, com mais vontade e planejamento. Se o Governo do Estado fizesse a lição de casa, teríamos a mobilidade urbana bem melhor”, finalizou o líder Alencar Santana.

No total, já foram realizados cinco seminários nas regiões metropolitanas do Estado. O ciclo percorreu a região de Santos, Santo André, Sorocaba e Guarulhos, além da abertura que aconteceu na capital em 28 de maio. O último debate será nesta quinta-feira (28), em São Sebastião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário