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O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

SP: Concessionária descumpre contrato e adia obras na Rodovia Dom Pedro

Trecho em Campinas chega a receber 125 mil veículos por dia. Obras previstas incluem vias marginais e trevo no Anel Viário. campina; rodovia; dom pedro, estrada (Foto: Reprodução EPTV) Os usuários da Rodovia Dom Pedro, uma das principais da região de Campinas (SP), esperam pelas melhorias previstas desde a concessão à iniciativa privada, em abril de 2009. Entre as melhorias previstas no contrato com a Concessionária Rota das Bandeiras está a construção de vias marginais para desafogar o trânsito, que deveria ser realizada entre o primeiro e o terceiro ano da concessão, ou seja, até 2012. A Rodovia Dom Pedro liga a região de Campinas ao Vale do Paraíba e, além de caminho estratégico para escoar a produção do estado de São Paulo, é uma via importante para moradores da região. No trecho mais movimentado, que passa pela área urbana da cidade, trafegam 125 mil veículos por dia. A paralisação de uma pista com o porte da Dom Pedro traz prejuízos enormes, como ocorreu no dia 4 de março do ano passado, véspera de Carnaval, quando um caminhão carregado de combustível tombou na altura do Parque Imperador e bloqueou a pista sentido Jacareí. A fila de veículos na rodovia parecia interminável e obrigou que fosse feito um desvio por dentro da cidade, que viveu um dia de caos. Algumas das principais avenidas ficaram congestionadas, como a Júlio Prestes e a Heitor Penteado. O congestionamento também causou reflexos na Rodovia Zeferino Vaz, que liga Campinas a Paulínia, passando pelo distrito de Barão Geraldo, onde fica a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Fluxo urbano Em Campinas, a Dom Pedro se torna uma movimentada avenida, caminho para muitas pessoas que atravessam a cidade para trabalhar ou estudar. Quando esse fluxo urbano se junta ao tráfego rodoviário, as duas faixas são insuficientes para suportar tantos veículos. O resultado é um congestionamento que começa na saída do Anel Viário, continua pela região dos atacadões e prossegue até adiante da Rodovia Anhanguera. A construção de vias marginais poderia desafogar o trânsito. A concessionária e a Agência Reguladora dos Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), responsável pela fiscalização dos contratos no estado, informaram que as marginais ainda não foram feitas por dificuldades na liberação de licenciamentos pela Prefeitura de Campinas. Outro item do contrato é a extensão da Rodovia Magalhães Teixeira, o Anel Viário, que deve ter seis quilômetros do trecho atual até a Rodovia dos Bandeirantes e mais quatro quilômetros até a estrada de acesso ao Aeroporto de Viracopos, pela Rodovia Miguel Melhado. A previsão é que a nova alternativa de trajeto tire 50 mil veículos da Dom Pedro e da Rodovia Santos Dumont, que também registra grandes congestionamentos. As obras deveriam ter começado em abril, mas ainda não há sinal delas. A nova previsão da Artesp é que o trecho comece a ser construído em dezembro e somente estará concluído em março de 2015. A justificativa também é a falta de licenças, mas desta vez, ambientais. Outra situação que prejudica o tráfego na rodovia é o trevo de Valinhos no Anel Viário, quase intransitável nos horários de maior movimento, por que as alças de acesso são muito estreitas. A melhoria no trevo também está prevista no edital de concessão e deveria ter sido feita no segundo ano, em 2010. Em uma reportagem da EPTV em 2010, a concessionária Rota das Bandeiras prometeu obras o mais rápido possível, mas desta vez nenhum representante da concessionária aceitou gravar entrevista. De acordo com a concessionária Rota das Bandeiras, o trevo de Valinhos deve passar por mudanças ainda neste semestre, mas o prazo não está confirmado. A concessionária alega que depende de desapropriações que estão na Justiça e somente após essa resolução será possível fazer um cronograma. Fonte: G1 COMENTÁRIO SETORIAL Isso quebra a tese dos tucanos e do Daniel Rittner do jornal Valor Econômico que querem criar a tese de que pedágio barato, como os federais é ruim. Pelo jeito eles vão ter que mudar o jogo, pois o pedágio dessa rodovia paulista é caro e as empresas não fizeram os investimentos. Isso mostra que os problemas não acontecem apenas nas rodovias federais. Os pedágios paulistas vão contra a racionalidade econômica, penalizam o usuários, os consumidores de São Paulo, que compram produtos que trafegam em rodovias pedagiadas e inibe o crescimento econômico do Estado.

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