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O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Será? - Metrô terá primeira estação fora de SP só em 2016

A inauguração da primeira estação de Metrô fora da capital paulista deve ocorrer só daqui a quatro anos, em 2016, segundo anúncio feito nesta quinta-feira pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). A licitação para a contratação do projeto básico da terceira fase da Linha 4-Amarela, a extensão até Taboão da Serra, está em fase final. O projeto inclui uma nova estação, a Jardim Jussara, nas proximidades da Avenida Francisco Morato. Haverá, ainda, a Taboão, no centro da cidade. Atualmente, a linha tem seis estações. Sai da Luz, na região central, e vai até o Butantã, na zona oeste. Quando estiver pronta, terá 13 paradas e cerca de 16 km de extensão. As próximas inaugurações, Morumbi e Vila Sônia, devem ocorrer em 22 meses. Mas, segundo Alckmin, o governo já trabalha em sua extensão. “O Estado está executando o túnel em direção a Taboão da Serra. Há 800 metros em obras”, disse o governador. No último dia 3, em visita ao pátio de manobras da Vila Sônia, o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, afirmou que o trajeto extra até Taboão terá cerca de 3 km e será todo subterrâneo. E deve custar R$ 1,2 bilhão. Os estudos geotécnicos já começaram e devem ficar prontos dentro de seis meses. A localização exata das duas novas estações ainda não está definida. A previsão, porém, é que a parada do Jardim Jussara fique no cruzamento das Avenidas Francisco Morato e Guilherme Dumont Villares. Já a parada de Taboão deve ser construída nas proximidades da Praça Nicola Viviléchio, no centro. O trecho vai beneficiar mais de 700 mil moradores de Taboão da Serra e outros cinco municípios: Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Embu das Artes, São Lourenço e Juquitiba. “O Metrô não tem uma estação fora de São Paulo. E se chama Metropolitano. Agora, pela primeira vez, vai sair de São Paulo, chegando até Taboão da Serra”, afirmou Alckmin. Acabamento O Metrô desenvolve atualmente a implementação da segunda fase da Linha 4- Amarela, que consiste na execução de obras de acabamento e instalação de sistemas operacionais, como escadas rolantes e programas de comunicação visual em quatro estações: São Paulo-Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie. Nenhuma, porém, será inaugurada neste ano. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. Fonte: O Estado de S. Paulo Foto: Divulgação COMENTÁRIO SETORIAL É melhor a população da zona sudeste da capital, de Taboão da Sera, Itapecerica, Embu das Artes e demais cidades organizarem comitês para cobrar do governador Geraldo Alckmin, pois ele costuma anunciar um monte de obras e cronogramas que não são seguidos. A linha 4 - Amarela foi prometida por Geraldo Alckmin para começar a funcionar em 2006 e só foi entregue em 2011. Nós do Setorial de Transportes e Mobilidade Urbana sempre lutamos pela extensão do Metrô para outras cidades da Região Metropolitana de São Paulo, mas sempre houve resistência do governo tucano. Para lembrar que o metrô paulista é o menor entre as grandes capitais do mundo. Se for seguir o padrão de Santiago do Chile, São Paulo deveria ter 220 quilômetros atualmente e só apresenta 74,3 quilômetros. É o descaso e a falta de prioridade que houve nos últimos 16 anos o responsável por esse estado de coisa, que faz com que o Metrô paulista seja o mais lotado do mundo e desde 2007 teve 99 panes. Se a imprensa não fosse da base aliada, estaria fazendo um escarcéu por causa do caos no transporte paulista. Mas imprensa e PSDB....

Um comentário:

  1. Concordo com o comentário, se não houver mobilização e organização da sociedade as obras continuarão atrasando, sem falar no caos que está o sistema de manutenção do Metrô e da CPTM o que tem causando panes diárias no sistema.

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