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O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Só promessa - Desfecho de projeto de túnel prara travessia Santos-Guarujá está longe do desfecho

Rede Brasil Atual A novela sobre a construção de uma via de interligação entre os municípios de Santos e Guarujá parece longe de um desfecho. O secretário de Desenvolvimento Metropolitano do estado, Edson Aparecido, participou nesta quarta-feira (25/4) de audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo, onde afirmou que o projeto vai demorar um ano para ficar pronto. Se em março de 2010, o então governador de São Paulo, José Serra, inaugurou a maquete de uma ponte sobre o canal que separa as cidades, dessa vez o governo estadual garante que um túnel será construído para atender à demanda local. "Está decidido pelo governo e pelas prefeituras de Santos e Guarujá que será um túnel. Três empresas se habilitaram para fazer o projeto técnico e funcional", disse. A deputada Telma de Souza reclamou dos diversos compromissos já firmados e não concluídos em torno do projeto. Ela pretende manter as conversas até alcançar uma solução definitiva. "Nós temos um passado não muito remoto que nos coloca preocupações, mas não podemos desistir, vamos continuar no assunto", garantiu. Para a parlamentar, a população está "mais do que precisando" da obra. "Não há qualidade de vida em uma região onde existe o pré-sal, o maior porto do Brasil, e a população não consegue se locomover na cidade", disse Telma. Diariamente, cerca de 17 mil viagens são percorridas entre os dois municípios. Pela estrada convencional, a distância é de 42 quilômetros. A nova interligação teria aproximadamente um quilômetro. "O túnel vai dar mobilidade para carros, carroças, motos, ônibus, vans e aos caminhões que transitam entre as margens, que são para o transporte interno de mercadorias de uma cidade para outra", disse. Os caminhões que se abastecem e descarregam no porto, com cargas pesadas, não utilizarão o túnel. Mesmo com a demora de um ano para o projeto, o secretário previu que no final de 2013 as obras devem começar. “Se tudo der certo, em maio do ano que vem esse projeto estará pronto. Então, será feita a licitação para início da obra em setembro ou outubro do ano que vem, mais ou menos isso”, disse. Unificação Edson Aparecido disse ainda que o governo estadual pretende unificar as empresas reguladoras dos transportes metropolitanos. “Houve uma reunião na Procuradoria Geral do Estado (PGE) com três secretarias envolvidas para discutir a unificação da regulação do sistema de transportes de passageiros e de cargas nas regiões metropolitanas. Em algumas regiões é a Artesp, em outras é a EMTU, a ideia é unificar isso”, explicou. Segundo ele, não seria necessariamente criada uma agência para regulamentar tudo. Na audiência, o secretário ouviu outras críticas da oposição. O líder do PT, deputado Alencar Santana, cobrou um plano mais claro de ações por área nas regiões metropolitanas. Ele deu como exemplo a de São Paulo, que só possui uma instituição de ensino superior mantida pelo estado, a USP. A ampliação do metrô para outros municípios da região metropolitana também foi cobrada pelo parlamentar.

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