Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

sábado, 14 de abril de 2012

Maiores Metrôs do Mundo


O metrô de Londres não é o mais extenso do mundo. Ele já foi ultrapassado pelo metrô de Xangai, na China, com os seus 420 km de extensão.


Quando o assunto é metrô, os países asiáticos saem na frente. Hoje, as cidades que mais investem na construção de novas linhas de metrô são Xangai e Pequim, ambas na China. O ritmo é intenso, tanto que Pequim tem a ambição de chegar em 2020 com 1.000 quilômetros de extensão de rede de metrô. Confira abaixo as maiores redes de metrô do mundo.

Metrô de Xangai

Atualmente, a cidade de Xangai, na China, conta com a maior rede de metrô do mundo, com cerca de 420 km de extensão, apesar de ser um dos metropolitanos mais novos do mundo, tendo sido inaugurado somente em 1995. Já foram construídas 162 estações e criadas 8 linhas. O sistema metroviário de Xangai é hoje um dos que mais crescem no mundo. Muitas linhas estão em construção e outras ainda em fase de planejamento. A previsão é de que o metrô seja ampliado dos 420 km para 877 km até 2020.

Metrô de Londres

Durante muitos anos, o metrô de Londres foi o mais extenso do mundo. Hoje, ele possui 408 km de extensão, 270 estações e 11 linhas. A estação mais utilizada de todo o sistema de metropolitano é a Estação de King´s Cross St Pancras. Até 2025 estão previstos grandes investimentos no sistema metropolitano londrino, entre os quais destacam-se a construção de uma nova linha, a expansão de outras e a reabilitação da maior parte da infra-estrutura do metrô. A frota de veículos também será totalmente substituída, tornando, assim, o metropolitano de Londres um dos mais modernos do mundo, em termos de conforto, segurança, serviços, etc.

Metrô de Nova Iorque

É um dos mais velhos e extensos sistemas de transporte público do mundo. A inauguração oficial da primeira linha do metrô de Nova Iorque ocorreu em 27 de Outubro de 1904. São 369 km de extensão, 468 estações em operação e 24 linhas.

Metrô de Pequim

Assim como ocorre com a economia que não para de crescer na China, o metrô de Pequim está em rápida expansão. Na década de 90, existiam somente duas linhas, mas hoje, o metrô cresce em média 4,5 quilômetros por mês. Já são 14 linhas em 336 km de extensão. A previsão é que, em 2015, o metrô de Pequim se torne o mais extenso do mundo, com 561 km. E a ambição de crescimento não para por aí. O governo municipal de Pequim espera chegar aos 1.000 quilômetros de extensão da rede do metrô em 2020.

Metrô de Tóquio

O metrô de Tóquio é considerado o mais movimentado do mundo, com uma média de mais de 6 milhões de passageiros por dia. Na hora do rush, então, as pessoas costumam ir esprimidas dentro dos vagões. O metrô tem 328,8 km de extensão, 13 linhas e 283 estações.

Metrô de Moscou

Construído durante o governo de Joseph Stálin, em 1935, o metrô de Moscou é um dos mais freqüentados do mundo (cerca de 9,2 milhões de pessoas sobem e descem dos vagões por dia). Algumas estações construídas durante a Segunda Guerra Mundial ou que passam sob o rio Moscou são profundas e foram planejadas para serem abrigos seguros em caso de bombardeio. Há 182 estações, distribuídas por 12 linhas através de 298,2 km.

Metrô de Seul

O metrô de Seul estende-se por Seul, capital da Coreia do Sul, e se une a cidade de Incheon. Inaugurado em 1974, ele tem 287 km e 10 linhas. Ao todo, são 266 estações. Internacionalizado, todas as estações possuem o nome das estações e placas de indicações tanto em coreano como em inglês e chinês.

Metrô de Madri

O metrô de Madri possui uma extensão de 283,8 km. Estão em operação 281 estações em 13 linhas mais um ramal, além de 3 linhas operadas com veículo leve sobre trilhos (VLT), que contam com outras 38 estações, e são identificadas como “Metro Ligero de Madrid”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário