Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

sábado, 14 de abril de 2012

Conheça os melhores metrôs do mundo

Tóquio, 1º lugar: estação de Asakusa

Todos os especialistas no tema afirmam com unanimidade: o trânsito nas grandes cidades só pode melhorar de verdade quando sistemas de transporte público eficientes entram em operação. E como são os sistemas mais eficientes do mundo? A revista online norte-americana Askmen.com foi atrás dos 10 melhores sistemas do mundo, tendo com parâmetros confiabilidade, segurança, boa cobertura de rotas e limpeza. Veja o resultado abaixo e nas fotos.

10º lugar – Metrô de Copenhague
Completo em 2002, o metrô da capital da Dinamarca se liga com o sistema de trens que cobre todo o país. Um programa de uso de bicicletas permite o uso das magrelas em diferentes estações. Limpo e silencioso, os trens do metrô usam o ATS, no qual a composição é operada por computador, sem a necessidade de um condutor presente.

9º lugar: U-Bahn, Berlim
U-Bahn é uma abreviação para a palavra em alemão que significam linha subterrânea. Em Berlim, o sistema cobre 132 quilômetros e possui cobertura de celular em toda a rede, inclusive nas linhas mais profundas. O que faz deste sistema um sucesso é sua eficiência: independente da lotação e de qualquer adversidade, os trens sempre passarão em intervalos de dois a cinco minutos e farão a viagem na mesma velocidade.

8º lugar: MTR de Hong Kong
Hong Kong é uma metrópole que aproveita muito bem o transporte público: 90% dos deslocamentos são feitos assim. O metrô local, conhecido como MTR, transporta 7 milhões de pessoas por dia por uma rede de 175 quilômetros, com trens sempre no horário. O Octopus Card, cartão pré-pago que pode ser usado também no comércio da cidade, permite que o usuário passe direto pelas catracas, sem tirar o cartão da bolsa, pois a leitura é feita por rádio-frequência.

7º lugar: New York City Subway
Aos 100 anos, o sistema tem cobertura de 375 quilômetros e circula 24 horas por dia, 365 dias por ano. Depois de uma limpeza geral a partir dos anos 1990 e de programas que aumentaram sua segurança, ele perdeu a fama de sujo e malvado das décadas anteriores. Diariamente, 4,5 milhões de pessoas usam o metrô de NY.

6º lugar: Paris Métro
É impossível andar mais do que três ou quatro quarteirões na região central de Paris sem se deparar com uma estação de metrô. Com 214 quilômetros e 110 anos de idade, o sistema transporta 4,5 milhões de pessoas por dia. O programa de uso compartilhado de bicicletas nas estações, o Velib, foi copiado no mundo todo.

5º lugar: Metrô de Seul
Painéis em LED avisam em tempo real quando o chegará o próximo trem (sem erros), conexões wi-fi funcionam bem dentro dos trens e nas estações e robôs ajudam os passageiros a tirar dúvidas. Os avisos sonoros são transmitidos em coreano e inglês. O sistema sul-coreano transporte 8 milhões de pessoas por dia em seus 287 quilômetros de rede, divididas em 13 linhas.

4º lugar: London Tube
O metrô de Londres, ou The Tube, como é conhecido por lá, é o sistema mais antigo do mundo (fundado em 1863) e tem 400 quilômetros de linhas. A segurança foi reforçada com instalação de câmeras e as telas em LED continuam avisando com precisão sobre a chegada do próximo trem. Assim como em Paris, a região central é extensamente coberta e mistura estações modernas com outras que são verdadeiras atrações turísticas.

3º lugar: MRT de Taipei
Um dos sistemas mais caros do mundo, o metrô de Taipei é também um dos primeiros em segurança, confiabilidade e qualidade. As telas anunciam chegadas em três línguas locais e em inglês. As estações têm ar condicionado e a proibição para comer, mascar chicletes ou fumar nelas e nos trens ajudam a mantê-los sempre impecáveis.

2º lugar: Metrô de Moscou
Não foi apenas a beleza das estações – que fazem delas atrações turísticas da capital russa – que colocou o sistema em segundo lugar na lista: a eficiência e segurança também contam muito. Com 293 quilômetros de linhas e 7,5 milhões de passageiros transportados por dia, o metrô de Moscou mantém uma média fixa de mais de 40 trens por hora.

1º lugar: Metrô de Tóquio
Mesmo com o hábito nada amigável de ter funcionários para empurrar passageiros para dentro dos vagões nos horários de pico, o metrô da capital japonesa conquistou o primeiro lugar por sua eficiência, limpeza, pontualidade e serviços aos usuários, como avisos em japonês e inglês a cada parada e assentos com encosto para a cabeça. São 207 quilômetros de linhas e 8 milhões de passageiros transportados por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário