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O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Pedágios em SP: é preciso reduzir tarifas



Edinho Silva

Não basta cobrar pedágio por km rodado, é preciso reduzir tarifas

O governo de São Paulo inicia, em abril, testes para a troca do dispositivo para pagamento eletrônico de pedágios. A substituição do dispositivo permitirá a cobrança do pedágio por km rodado, não mais por trecho de rodovia, como é hoje. A troca definitiva deve começar em janeiro do ano que vem e terminar em novembro de 2014.

A medida deve atingir cerca de 2,5 milhões de veículos, o que corresponde aos 11% da frota do Estado de São Paulo que utilizam o Sem Parar. A troca é necessária, segundo o governo estadual, porque implantação do pedágio por km rodado usará outro “tag”.

A cobrança do pedágio por km rodado é mais justa, pois o motorista não terá de pagar pelo trecho da estrada que não utiliza. Porém, tão importante e necessária quanto essa correção da forma de cobrança, é a revisão das tarifas.

Hoje, São Paulo cobra as tarifas de pedágio mais caras do Brasil e, na região de Araraquara, temos um absurdo: uma tarifa de R$ 12,40 na Washington Luiz, entre Araraquara e Matão, cobrada nos dois sentidos. Gasta-se mais de pedágio que de combustível para ir e voltar de uma cidade a outra. Portanto, mesmo com a implantação da cobrança por km rodado, vamos continuar lutando na Assembleia Legislativa para que esse abuso seja corrigido.

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