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sexta-feira, 16 de março de 2012

Pane na CPTM


Imprensa PT ALESP

Enquanto o número de passageiros da CPTM vem aumentando ano a ano, o governo do Estado corta os investimentos na companhia. O jornal Folha de S. Paulo publicou nesta sexta-feira (16/3) reportagem sobre a queda de investimentos na linha 9-esmeralda, com base em levantamento realizado pela assessoria da Liderança do PT na Assembleia.

De acordo com especialistas, as frequentes panes só poderão ser resolvidas a partir de 2014, com o término do projeto de modernização do sistema elétrico da linha 9. A CPTM diz que vai construir duas novas subestações para atender o ramal. Até lá, os usuários terão que seguir enfrentando o caos.

Governo investe cada vez menos em `linha nobre

Os investimentos do governo paulista na ampliação e modernização da linha 9-esmeralda da CPTM caíram cerca de 40% em 2011, na comparação com o ano anterior.

Foram R$ 203 milhões em 2010, e R$ 124 milhões em 2011.

Agora, neste ano, o orçamento também teve queda de 40% em relação ao ano passado. Os investimentos previstos para este ano são de cerca de R$ 72 milhões, segundo dados do sistema orçamentário do governo levantados pela liderança do PT na Assembleia Legislativa a pedido da Folha.

Nesse período, o fluxo de passageiros aumentou.

A 9-esmeralda, considerada uma linha nobre pelo próprio governo, teve duas panes num só dia nesta semana, afetando 30 mil passageiros.

Trata-se da linha de trens metropolitanos que mais cresce. Hoje, são transportadas 500 mil pessoas todos os dias na linha, que liga o Grajaú, na zona sul, até Osasco, na região metropolitana.
No trecho da capital, a linha 9 passa paralelamente à marginal Pinheiros.

Nos últimos 12 meses, o crescimento de usuários na linha, que passa por regiões como as avenidas Berrini e Faria Lima e o bairro da Vila Olimpía, foi de cerca de 49%.

E um dos problemas que mais atrapalham a vida desses usuários é a queda no fornecimento de energia dos trens, que ocorre por via aérea. A empresa nega que existe falta de infraestrutura.

2014

O problema, porém, só deve ser resolvido em 2014, dizem especialistas, com o término do projeto de modernização do sistema elétrico da linha 9. A CPTM diz que vai construir duas novas subestações para atender o ramal.

O intuito é diminuir o intervalo entre os trens para três minutos. Hoje, no horário de pico, a demora entre os trens é de pelo menos quatro minutos, mas pode ser de até sete minutos em determinados momentos do dia.

A modernização inclui também novas linhas de distribuição, transformadores e a substituição de disjuntores e dos carregadores de baterias.

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