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segunda-feira, 5 de março de 2012

Governo faz ajustes para pedágio ponto a ponto Sistema será testado na SP-75 e vai cobrar do motorista por quilômetro rodado e não mais uma tarifa única


Fernando Granato

fernando.granato@diariosp.com.br O governo de São Paulo fez mudanças no projeto piloto e adiou o início do novo sistema de cobrança de pedágios por quilômetro rodado nas estradas paulistas, previsto inicialmente para funcionar a partir de fevereiro na Rodovia Santos Dumont (SP 75). Batizado de Ponto a Ponto, o projeto vai cobrar do motorista por quilômetro rodado e não mais uma tarifa única, como funciona hoje nos 138 postos de pagamento nas estradas privatizadas.

Com as mudanças, o novo sistema de pagamento eletrônico de pedágio por trecho percorrido terá oito conjuntos de pórticos e não nove, conforme definido no lançamento do projeto. Alguns pórticos também tiveram a localização alterada. As mudanças, segundo a Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo), teriam o objetivo de evitar o aumento do tráfego rodoviário dentro de alguns municípios, principalmente Salto, Itu e Indaiatuba. “As alterações foram feitas após reestudo técnico da Artesp sobre a estrutura do sistema em implementação na Rodovia Santos Dumont (SP- 75)”, disse a agência.

A alteração da localização de alguns pórticos também permitiu a reestruturação das tarifas a serem cobradas, principalmente entre Indaiatuba e Campinas. Dessa forma, o usuário terá uma redução de 60,4% nesse trecho: a tarifa cairá de R$ 10,10 para R$ 4. A cada pórtico ultrapassado será somado o valor correspondente ao trecho percorrido. Entre Indaiatuba e Campinas haverá três pórticos.

O Sistema Ponto a Ponto vai funcionar entre Itu (km 15) e Campinas (km 77,6), passando por Indaiatuba, Salto, Porto Feliz, Cabreúva e Sorocaba. Vai permitir a redução do valor da tarifa para quem percorre apenas trechos da Rodovia Santos Dumont.

Os pórticos fazem a leitura automática de tags colocados nos veículos, os identifica e registra a cobrança.

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