Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Consórcio do ABC repudia ponto final de trens no Brás


Prefeitos assinam documento contra decisão do governo do Estado.

Os sete prefeitos do ABCD assinaram na reunião do Consórcio Intermunicipal desta segunda-feira (05/03) um documento em repúdio à decisão do governo do Estado em alterar o itinerário da Linha 10- Turquesa passando o ponto final da estação da Luz para a estação do Brás.

O documento foi encaminhado ao governador Geraldo Alckmin. O presidente do Consórcio, Mário Reali, e os prefeitos pretendem sensibilizar o governador e oficializar o descontentamento dos usuários e dos prefeitos quanto a mudança.

Reali pretende reivindicar uma audiência com Alckmin para tratar sobre o assunto pessoalmente.

Uma das soluções apresentadas pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) será estender o Expresso ABC para que este faça a última parada em uma estação que será criada, a do Bom Retiro. Entretanto, o Expresso só está previsto para ser inaugurado entre 2014 e 2015.

“Todos os prefeitos se mostraram sensibilizados com o drama vivido pela população com a mudança no trajeto do terminal. Quero levar ao governador as nossas preocupações e mostrar que precisa de outras alternativas. Não podem deixar a solução para 2015”, criticou Reali.

Na semana passada foi realizada audiência pública para discutir o tema e nenhum representante do governo do Estado compareceu. Além disso, a audiência não contou com a presença de nenhum deputado do PSDB. A justificativa dada foi que no mesmo horário foi feita uma reunião de coordenação regional do partido.

“É muito estranho não ter ninguém do governo do Estado e do PSDB. Na audiência apareceram diversas propostas das entidades sociais e usuários”, advertiu o presidente do Consórcio e prefeito de Diadema.

O governo do Estado, por meio da CPTM, em agosto do ano passado anunciou como temporária a mudança do itinerário da Linha 10, entretanto, em dezembro do ano passado a situação tornou-se definitiva. Os usuários e o poder público não foram comunicados da decisão.

O presidente do Consórcio esteve com os secretários Jurandir Fernandes (Transportes Metropolitano) e Edson Aparecido (Desenvolvimento Metropolitano) diversas vezes para tentar reverter a decisão, mas sem sucesso. Aparecido informou que a rota não será mudada. “O impacto está sendo para apenas 18% da população”, avaliou o secretário em reunião anterior no Consórcio.

Mobilidade Urbana - O Plano de Mobilidade Urbana será contratado pelo Consórcio até o final deste mês. O deputado federal José de Filippi Jr. participou da reunião desta segunda-feira e se colocou à disposição para ajudar na elaboração de políticas públicas no tema.

Travessia segura - Os prefeitos do ABCD foram cobrados pelo presidente do Consórcio, Mário Reali, para intensificar a campanha de conscientização dos pedestres e motoristas.

O projeto, idealizado pelo Consórcio, visa priorizar a travessia dos pedestres na faixa, promover o respeito e a cidadania entre motoristas e pedestres e iniciar a mudança de comportamento.

Fonte: Jornal ABCD Maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário