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quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

RJ: Chineses apresentam menor preço para trens da Supervia

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Ferroviário Mobilidade Urbana Tecnologia



A Secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro informou que encerrou ontem o processo de recebimento de propostas para a licitação de mais 60 trens para o sistema ferroviário urbano da região metropolitana da capital fluminense.

Os chineses do consórcio CMC-CNR-CRC apresentaram o menor preço de venda, de R$ 543.171.084,49, ficando à frente de outros quatro concorrentes.

Também foram habilitadas para a concorrência as empresas Consortium MPE-CSR, Hyundai Rotem Company, Alstom Brasil Energia e Transporte e CAF.

A Secretaria de Transportes informou que, para encerrar o processo e anunciar o vencedor, a comissão responsável pela licitação tem um prazo de aproximadamente 30 dias para analisar todo o conteúdo técnico das propostas.

Segundo a Secretaria, cada trem novo vai custar pouco mais de R$ 9 milhões, cerca de 6% abaixo da licitação de 2009. O grupo chinês é o mesmo que venceu a licitação das 30 composições compradas pelo governo do Estado em 2009 e que já começaram a ser entregues para testes de operação nos ramais da Supervia, a concessionária de trens urbanos do Rio de Janeiro.

Os 60 novos trens vão ser comprados por meio de financiamento do Banco Mundial (Bird). A partir da assinatura do contrato com a empresa vencedora, a expectativa é de que os trens comecem a ser entregues em 18 meses, segundo a nota divulgada pela Secretaria.

Até 2015, todos os trens estarão em operação, o que vai permitir uma grande renovação no sistema, já que a idade média da frota operada pela Supervia vai passar dos atuais 35 anos para 16 anos, disse a Secretaria.

Todas as composições serão equipadas com ar-condicionado, painéis de informações de LED, comunicação direta entre o trem e o centro de controle, câmeras de monitoramento interno, bagageiros e televisores de plasma.

Segundo o secretário de Transportes do Estado, Júlio Lopes, citado no comunicado, os novos trens serão responsáveis por um novo padrão de operação do sistema ferroviário, com intervalos menores, maior agilidade e conforto aos usuários.


Fonte: Valor Econômico

Foto: Marcelo Horn

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