Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Carlos Grana faz campanha pelo bilhete único metropolitano



Campanha que apoia projeto de integração no transporte vai de Santo André para outras cidades.

A campanha do deputado estadual e pré-candidato a prefeito pelo PT de Santo André, Carlos Grana, pela criação do Bilhete Único Metropolitano já conta com 3 mil assinaturas de moradores. A proposta, de autoria do petista, tramita na Assembleia Legislativa desde abril do ano passado, e envolve a integração de linhas de ônibus, metrô e trens em toda a Região Metropolitana.

A campanha com o abaixo-assinado iniciou por Santo André, mas será estendida aos demais municípios da Grande São Paulo. Em Santo André, quatro tendas foram montadas. Uma delas fica na rua Coronel Oliveira Lima, principal centro comercial da cidade.

Grana disse estar otimista com o trâmite da proposta, que está na Comissão de Transportes da Assembleia. “Na última semana, tive uma audiência com secretário estadual Transportes (Jurandir Fernandes) e saí bastante otimista com relação ao conceito que a Secretaria do Estado está trabalhando, que é criar as condições de ter o bilhete único metropolitano, que integre todo sistema com metrô, ônibus e trem”, afirmou.

O deputado estadual até citou a recente criação do Cartão BOM (Bilhete Ônibus Metropolitano), que possibilita ao usuário do trólebus o acesso a toda a rede de transporte que envolve mais de 5 mil ônibus intermunicipais em circulação diária, além de linhas CPTM e do metrô.

Desde 31 de janeiro, os passageiros do corredor ABD de trólebus, que liga os terminais São Mateus ao Jabaquara, passando por São Bernardo, Santo André, Mauá e Diadema, podem fazer o cadastramento do cartão BOM.

O deputado disse ser importante que cada cidade implemente seu bilhete único. De acordo ele, alguns municípios têm avançado na questão e citou Mauá, São Caetano e Diadema. “Infelizmente, Santo André ainda não tomou nenhuma medida”, afirmou.

Deputado diz que Sto.André está parada - Para o deputado estadual Carlos Grana, o município de Santo André está paralisado com relação à integração no transporte. “A cidade parou de crescer. A cidade parou de ser protagonista de políticas públicas como foi nos governos de Celso Daniel e João Avamileno. Na área de transporte urbano, não apresentou nada e isso é o símbolo de um governo paralisado”, criticou Grana.

A administração do prefeito Aidan Ravin (PTB) foi procurada para rebater as críticas, mas até o fechamento dessa edição não havia dado retorno para se posicionar sobre o assunto.

Quanto ao bilhete único, o prefeito ainda disse, em outubro do ano passado, que iniciaria negociação com os donos de empresas de ônibus da cidade. De acordo com o prefeito, a intenção é que os empresários recebam subsídios para evitar o aumento no valor da passagem e eventual colapso no transporte.

Aidan informou, na ocasião, que nos últimos anos houve um acréscimo de 600% no número de pessoas beneficiadas pela gratuidade no transporte e citou entre elas 91,6 mil idosos acima de 60 anos. O chefe do Executivo disse que a cada ano, são 9 mil pessoas a mais que se beneficiam da gratuidade.

Fonte: Jornal ABCD Maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário