Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Burocracia é o principal gargalo para obras de infraestrutura no Brasil, diz estudo



Influência política e corrupção completam o ranking dos maiores entraves ao progresso do setor de transporte, segundo empresários.


A burocracia é o principal problema ligado ao cumprimento de prazos para a realização de obras de infraestrutura no Brasil, aponta estudo divulgado pela Fundação Dom Cabral.

Para 86% das 259 empresas entrevistadas, que representam 30% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em termos de faturamento, esse é o maior entrave ao progresso de projetos ligados ao transporte.

Influência política e corrupção – com 84% e 83%, respectivamente – foram as outras dificuldades mais lembradas pelas companhias.

Por outro lado, ‘punir de forma exemplar os corruptos’ e ‘ reduzir a complexidade burocrática’ foram as propostas consideradas mais importantes para dar eficiência às obras. Foi o que 97% e 89% das empresas priorizaram, respectivamente.

O empresariado brasileiro está insatisfeito com a oferta de infraestrutura no país – 70% dos entrevistados desaprovam a gestão nos aeroportos; 67% a das rodovias e, 51%, a dos portos.

O setor também apontou que a iniciativa privada é vital para a solução desses problemas. E apesar dessa insatisfação, 85% revelaram que desejam continuar investindo no Brasil, desde que as obras sejam concluídas.

Prioridades

O estudo lista os projetos considerados mais urgentes, segundo o empresariado, em sete segmentos: rodoviário, ferroviário, portuário, aeroportuário, metroviário, usinas hidrelétricas e linhas de transmissão, e obras diversas.

Entre elas, por exemplo, a duplicação da BR-101, o acesso ferroviário ao Porto de Santos, melhorias no Porto de Paranaguá (PR) e aumento da capacidade terminais e pistas do aeroporto de Guarulhos.

Confira as obras consideradas prioritárias em cada área específica:



Fonte: CNT, Por Rosalvo Streit

Foto: Fábio Scremim/Appa

Nenhum comentário:

Postar um comentário