Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Transporte Ferroviário é opção para a RMC



Do
http://www.gersonbittencourt.com.br/eficiente/sites/bittencourt.com.br/pt-br/home.php

O mandato do deputado estadual Gerson Bittencourt defende a extensão da linha de transporte ferroviário de Jundiaí até Campinas. “Com o sistema adaptado e reestruturado, o trem é o melhor meio de transportes para a região metropolitana, porque é mais eficiente, tem custo reduzido e passa com regularidade”, explica Bittencourt.

Atualmente, a linha já opera de São Paulo a Jundiaí, partindo da Estação da Luz. São 11 paradas da Estação da Luz até Francisco Morato, e mais três paradas até a Estação de Jundiaí. Para colaborar com a proposta, o deputado apresentou emenda ao orçamento do estado para 2012 destinando R$ 5 milhões para custear estudos de viabilidade do Bilhete Único da região metropolitana de Campinas e sua integração com a linha férrea estendida até Campinas.

Simultaneamente o mandato também esta desenvolvendo diversos estudos o que vai garantir a consistência dos dados. A partir daí, um relatório será feito e apresentado para o conjunto das cidades envolvidas, com uma visão prévia da infraestrutura necessária, recuperação das estações, integração com outros meios de transporte e adequação das estações.

Uma das propostas do mandato é a reconfiguração do trajeto, para que as estações já estejam adaptadas para acesso seguro de pessoas com mobilidade reduzida. Os cruzamentos também precisam ser repensados – atualmente, não há paradas e sinalizações seguras, e os carros param em cima da linha do trem. Viadutos e passarelas iluminadas são necessários em pontos estratégicos, para segurança de condutores e pedestres.

As estações de Campinas, Valinhos e Vinhedo também poderão receber centros de cultura e melhorar os já existentes com museus e centros de informações para os turistas e passageiros.

Para ouvir os usuários do transporte público, o mandato do deputado Gerson Bittencourt já participou diversas audiências públicas na Assembleia Legislativa ou nas cidades interessadas. O mandato também prepara para o início de 2012 uma pesquisa que servirá de base para orientação dos trabalhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário