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quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Ministro expõe ações para acabar com os gargalos do sistema portuário nacional


Comissão de Viação e Transporte, da Câmara dos Deputados, convidou o ministro dos Portos para expor as ações desempenhadas pela sua gestão.

Para diminuir a estadia dos navios nos portos, aumentar a competitividade e reduzir o Custo Brasil, a Comissão de Viação e Transportes (CVT) promoveu hoje uma audiência pública, na Câmara dos Deputados, para debater os problemas que afligem o sistema portuário nacional.

Convidado pela comissão para expor as ações da Secretaria Especial de Portos (SEP), o ministro Leônidas Cristino disse que a SEP está investindo em ações que reduzam os famosos “gargalos” do setor.

Segundo o ministro, ações que facilitem os acessos marítimos e terrestres nos portos, diminuam os impostos em obras de infraestrutura e promovam a desburocratização estão sendo feitas para enfrentar o que ele define como “os maiores problemas dos portos brasileiros”.

“Estamos realizando dragagens em muitas hidrovias que dão acesso aos portos de Itajaí, Rio Grande, por exemplo; estamos construindo e expandido berços, cais; diminuindo os impostos e facilitando a compra de equipamentos, como guindastes; e implantando uma Inteligência Logística Portuária do país”.

O Governo Federal está aplicando R$ 500 milhões no Programa de Inteligência Logística, o que aumentará, segundo o ministro, 25% a 35%, a eficiência da operação dos portos. “Vamos modernizar e sofisticar os portos brasileiros com novas tecnologias”.

Entre os projetos estão: a instalação do Sistema de Gerenciamento de Tráfego de Navios (VTMS), para monitorar o tráfego hidroviário; o Porto Sem Papel, criado para reduzir a burocracia dos procedimentos portuários, já implantado nos portos de Santos, Rio de Janeiro e Vitória; e a Carga Inteligente.

Conforme Cristino, com essas ações o congestionamento de navios nos portos brasileiros e as dificuldades relacionadas ao embarque e desembarque de cargas pelo mar irá diminuir.

“Teremos segurança na navegação e aumentaremos a movimentação de cargas no país com o VTMS. Primeiro no Porto de Santos e, depois, no do Rio de Janeiro”.

Agência T1, Por Bruna Yunes.

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