Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Hamilton Pereira destaca retomada de transporte ferroviário entre regiões metropolitanas

Do
http://www.hamiltonpereira.org.br/



O deputado estadual Hamilton Pereira (PT) defendeu na manhã desta quarta-feira (23/11) a retomada do transporte ferroviário entre as regiões metropolitanas de Campinas, São Paulo e Sorocaba. A ideia foi apresentada durante a abertura dos trabalhos da Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista, na Assembleia Legislativa de São Paulo.


"Há uma discussão por parte da CPTM de ligar as regiões metropolitanas, num trajeto mais curto inclusive", observou Hamilton Pereira. "Eu acho que esta é uma realidade e a própria expansão das Regiões Metropolitanas está a exigir uma outra modalidade de transporte, sendo bastante viável, portanto, o que estamos discutindo aqui", completou, referindo-se à retomada de linhas de trens de passageiros.

Notícia veiculada pela imprensa dá conta de que a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) está realizando um estudo detalhado sobre possíveis trajetos de transporte ferroviário de passageiros entre Sorocaba e São Paulo.

Hamilton Pereira apresentou emendas ao PPA (2012 - 2015) e ao Projeto de Lei Orçamentária do Estado de São Paulo, para implantação do trem de passageiros entre Sorocaba e São Paulo. A Comissão de Finanças e Orçamento da Assembleia Legislativa, por sua vez, acatou proposta apresentada durante Audiência Pública na Câmara Municipal de Sorocaba para retomada da linha para transporte de passageiros. A proposta da Comissão poderá ser acatada, ou não, pela relatora do Orçamento, deputada estadual Maria Lucia Amary (PSDB), que é da região de Sorocaba.

Em 11 de fevereiro, através do Diário Oficial, o consórcio Planservi Oficina foi revelado como o vencedor da licitação para a elaboração de estudos de traçado, viabilidade técnica, operacional e ambiental, de inserção urbana e de projeto funcional da obra. A previsão da CPTM é de que os estudos sejam concluídos dentro de um prazo de um ano.

"Há uma previsão no PPA enviado pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa de execução de apenas 3,1% do projeto", explica Hamilton Pereira. "Nós estamos lutando para que esse projeto seja tomado com maior urgência e que saia do papel ainda em 2012 ou 2013, afinal, trata-se de compromisso assumido pelo ainda candidato a governador, Geraldo Alckmin, em sua propaganda eleitoral na televisão", completa.

Hamilton destaca que a região de Sorocaba reúne municípios que somam mais 1,5 milhão de habitantes, que têm enfrentado dificuldades cada vez maiores de deslocamento à Capital, devido ao grande volume de veículos, principalmente, caminhões de carga nas rodovias que levam a São Paulo. "Já temos uma linha entre Sorocaba e São Paulo que apresenta condições razoáveis e, por isso, não há justificativa para que a promessa do governador seja cumprida ainda nesse governo", justifica Hamilton. A emenda do parlamentar remaneja R$1bilhão para execução do Projeto.

Um comentário:

  1. Certamente contará com o apoio do Sindicato dos Ferroviários da Sorocabana (base CPTM)

    ResponderExcluir