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O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Governo do Estado reduz investimentos na CPTM que só acumula falhas e superlotação



Imprensa PT ALESP

Os problemas na CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – só vêm se acumulando ano a ano: superlotação, falhas, acidentes e fraudes. Mesmo diante deste quadro negativo, o governo Alckmin reduziu investimentos* nos programas de expansão, modernização e operação das linhas 7 (Luz-Jundiaí), 8 (Júlio Prestes-Amador Bueno), 9 (Esmeralda-Osasco/Grajaú) e 12 (Brás-Calmon Viana)

Relatório de execução do Orçamento estadual, entre janeiro e outubro de 2011 comparado ao mesmo período de 2010, aponta que a maior queda nos investimentos do governo tucano foi na Linha 12, 64,7%. Em seguida, vem a Linha 9, com 45,4%; Linha 7, 31,6%; e Linha 8, 21,3%. No total deixaram de ser aplicados mais de R$ 118 milhões.

A Linha 7 - Rubi, por exemplo, é apontada como uma das mais superlotadas. Por metro quadrado chega a ter 8,4 pessoas, quando o considerado confortável é de até seis usuários.

Descaso com a acessibilidade

O número que mais chama à atenção é o programa de adaptação para acessibilidade das linhas da CPTM, onde a queda no investimento é de 98%. Foram liquidados, até outubro, apenas R$ 206 mil.

Se considerarmos a queda nos investimentos em todos os programas e ações da Secretaria de Transportes Metropolitanos, o montante chega a R$ 413 milhões, ou seja, uma baixa no investimento de 43,6%.

Fraudes

O Ministério Público também apura, em inquérito civil público, o ex-presidente da CPTM e atual do Metrô, Sérgio Henrique Passos Avelleda, por irregularidades em contrato de R$ 10,6 milhões de 2008 de manutenção dos trilhos da Linha 9-Esmeralda.

Falhas e acidentes

Praticamente todos os dias, os usuários das linhas da CPTM sofrem com falhas técnicas e mecânicas. Na manhã desta sexta-feira (2/12), por exemplo, a Linha 10-Turquesa operou com velocidade reduzida após avaria em trem e na quinta-feira (1/12), em pleno horário de “rush”, entre 17h40 e 18h40, a Linha 9-Esmeralda também paralisou.

Também em menos de uma semana, quatro funcionários da companhia morreram atropelados, atingidos por composições, enquanto faziam inspeção nas vias. Nesta sexta-feira (2/12), o acidente que vitimou fatalmente um funcionário foi na Linha 8 – Diamante.

* Os investimentos significam, basicamente, obras e compra de equipamentos e os valores tomaram as diferenças entre os recursos que foram liquidados/realizados conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal

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