Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Diadema inaugura nova frota de ônibus com catraca livre no domingo


A prefeitura de Diadema (SP), na região do ABC paulista, vai liberar as catracas dos ônibus neste domingo (27) para marcar a implementação da nova frota da cidade. A partir deste sábado (26) já circulam 111 veículos zero quilômetro adaptados para pessoas com deficiência física. Em 8 de dezembro, aniversário do município, entrarão em circulação mais 83 unidades, o que completará o ciclo de substituição da frota atual da Empresa de Transporte Coletivo de Diadema (ETCD), com 194 veículos. As informações foram divulgadas pelo prefeito Mário Reali na sexta-feira (25), durante o 1º Congresso da Cidade, que ocorre no Teatro Clara Nunes.

A empresa Benfica – Transportadora Turística ganhou o processo licitatório aberto em 2010 e concluído em junho passado com finalidade de renovação e modernização da frota. Vai operar oito linhas, totalizando 40% do volume total. Os restantes 60% até então operados pela Viação Imigrantes, estão agora a cargo da empresa Metropolitana, que adquiriu o direito de operar as linhas sob a condição de renovar a frota.

Segundo o secretário de Transportes, Ricardo Perez, o investimento das empresas deve ser de aproximadamente R$ 80 milhões. "Os recursos são das empresas concessionárias, que estão nesse novo sistema porque atenderam ás exigências da prefeitura: veículos novos, acessibilidade e tecnologia", afirmou.

Os novos veículos estarão equipados com câmeras para inibir ações criminosas. Também serão monitorados por GPS. A proposta é que uma Central de Monitoramento fiscalize o cumprimento dos horários.

A partir de janeiro de 2012 a Secretaria de Transportes promete fazer debate público para readequar as linhas e horários dos ônibus para diminuir o tempo de espera e melhorar a qualidade do serviço. Também devem ser instalados painéis de controle de tempo de espera nos terminais, itinerários e com os horários das viagens. O secretário Perez afirmou que os 194 ônibus dão conta da demanda da cidade.

Para março próximo a prefeitura também pretende colocar em vigência a integração temporal. Pelo sistema, os passageiros poderão descer do ônibus e voltar a utilizá-lo dentro de 45 minutos.

Mobilidade no ABC

Segundo informou o jornal Repórter Diário na sexta, o deputado federal José de Fillipi Júnior (PT) revelou que uma de suas emendas ao orçamento de 2012 será destinada ao Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. A autarquia receberá R$ 500 mil para a realização de estudos sobre a mobilidade urbana nos sete municípios da região: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

De acordo com a reportagem de Leandro Amaral, o ex-prefeito de Diadema, em recente viagem à Europa, teria colhido sugestões de modelos viários para enfrentar a dificuldade de mobilidade na região. Como o Consórcio, presidido pelo prefeito de Diadema, Mário Reali, atua desde 2010 como autarquia pública, pode receber verbas e protagonizar licitações em prol dos municípios da região

Nenhum comentário:

Postar um comentário