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São Paulo, São Paulo, Brazil
O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Entrevista com o deputado estadual Zico Prado (PT) sobre a situação do transporte público em SP.


Do sítio do Paulo Fiorillo

Atuação Parlamentar,Notícias
Neste espaço, debateremos os problemas de São Paulo. Trataremos dos mais diversos temas, sempre ligados a questões que mexam com a vida da população, como economia, saúde, educação e sustentabilidade. Entrevistaremos, semanalmente, especialistas, técnicos, doutores, parlamentares etc. Pessoas que possam contribuir a construção de uma cidade mais eficiente, justa e dinâmica. Paulo Fiorilo

1- Qual a sua avaliação sobre a situação do transporte público na Capital?

Zico Prado – Houve um retrocesso. Digo isto porque houve descaracterização do projeto de transporte de passageiros implantado na gestão Marta, em especial nos corredores de ônibus e no Bilhete Único. Somado a isso, os governos Alckmin e Kassab querem retirar um benefício que vem desde a gestão da prefeita Luiza Erundina: a integração gratuita nos terminais de ônibus do Corredor ABCD. Não vamos aceitar.

2- Os ganhos para a população no transporte público durante o governo Marta Suplicy ainda existem?

Zico Prado – Diminuíram sensivelmente. O Bilhete Único da Marta foi criado com o objetivo social de permitir o deslocamento do usuário entre sua residência e trabalho por quantas integrações fossem necessárias. Depois da Marta, o Bilhete Único perdeu seu caráter social, quando foi determinado um número máximo de quatro integrações por um período de três horas. Houve ainda dois aumentos no valor da passagem. Isso demonstra que os prefeitos Serra e Kassab adotaram uma política visando o lucro do sistema e não mais o seu caráter social.

3- E os corredores de ônibus, em que situação se encontram?

Zico Prado – Durante a campanha eleitoral, Kassab prometeu 66 km de corredores de ônibus, mas, na prática, menos de um terço deste total será entregue até 2012. Na mais otimista das hipóteses, apenas dois corredores de ônibus poderão ser entregues até o fim da gestão Kassab: na Radial Leste e no Corredor Berrini. Ou seja, aconteceu o que já se esperava: foi mais uma promessa eleitoreira.

4- Qual a política do Estado de São Paulo para os transportes públicos?

Zico Prado – O Estado de São Paulo continua focando muito mais no transporte individual do que no transporte público de passageiros. Isso denota a política do PSDB. Ao fixar prioridade na privatização de rodovias, por exemplo, tem a oportunidade de garantir a lucratividade, a partir do alto número de pedágios e da tarifa praticada. Na verdade, o governo não tem um plano, uma política de transporte público, mas ações isoladas para atender minimamente às necessidades da população.

5- O governo Alckmin tem apresentado planos de expansão do metrô. Foram as ações do governo federal que acordaram os tucanos em SP?

Zico Prado – Com certeza. Além dos recursos federais investidos no Estado, graças ao apoio da bancada do PT, o governo estadual garantiu a aprovação de empréstimos com o BID e demais organismos internacionais para a expansão do sistema. Mesmo assim, as linhas de metrô em operação estão muito aquém do necessário.

6- Quantos quilômetros têm a malha metroviária de São Paulo? Quanto seria necessário para atender a demanda da cidade?

Zico Prado – Hoje há 74,3 km de rede metroviária em operação para uma demanda de 3 milhões e 700 mil passageiros por dia. Para atender esta demanda de passageiros precisamos chegar a 180 km de rede de metrô. Infelizmente a falta de planejamento no sistema ferroviário e a lentidão nos investimentos do metrô não deixam perspectivas animadoras para os usuários do transporte sobre trilhos.

7- Qual a posição de São Paulo no ranking da malha metroviária em comparação com outras capitais?

Zico Prado – São Paulo está em 49º lugar se comparado com outras cidades em extensão de rede metroviária. A Cidade do México, por exemplo, ocupa a 4º colocação, com 211 km de rede de metrô.

8- As linhas do metrô têm apresentado problemas regularmente. Quase todo dia tem pane em uma das vias. São sinais de estrangulamento?

Zico Prado – São sinais de que o governo estadual tem apostado muito mais no “merchandising” do que propriamente na qualidade do sistema. As linhas em operação pelo Metrô estão sucateadas, a manutenção preventiva ficou precária. Basicamente é realizada uma manutenção corretiva por empresas terceirizadas que não conhecem o sistema, criando um procedimento de manutenção inadequado. Resultado: panes freqüentes e prejuízo aos usuários.

9- A linha 4-amarela mal entrou em funcionamento e foi paralisada inúmeras vezes. Subdimensionaram a demanda?

Zico Prado – O problema não é a demanda, mas as falhas apresentadas no sistema, especialmente em sinalização e na abertura e fechamento das portas dos trens, ainda durante a fase experimental. A linha entrou em operação e a impressão que temos é que o Consórcio Via Quatro, operador da linha, continua “experimentando”. Esta é a primeira linha do metrô em sistema de PPP – Parceria Público Privada. Com a entrega da operação para a Via Quatro, quem é que vai se responsabilizar por essas panes? O governo do Estado ou a empresa operadora? Este é o questionamento que fizemos recentemente à Secretaria de Transportes Metropolitanos.

10- E as denúncias de irregularidades na construção das linhas do metrô? Agora o Ministério Público quer anular a licitação da linha 5-lilás por suspeitas de fraude na licitação.

Zico Prado – Exatamente. Este assunto é objeto de um pedido de audiência na Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa, da qual estou presidente. Já ouvimos o presidente do Metrô e agora faremos uma audiência com os representantes dos consórcios que participaram da licitação. Nosso objetivo é municiar o Ministério Público de informações adicionais que possam comprovar o processo irregular de licitação desta linha.

11- Como é possível oferecer um transporte público de qualidade para a população de São Paulo?

Zico Prado – Precisamos retomar e dar continuidade às políticas de transporte público iniciadas nas administrações do PT na cidade, privilegiando o transporte público com intervenções na infraestrutura, de maneira a aumentar a velocidade do transporte por ônibus e microônibus, garantir uma tarifa socialmente justa, a partir de um Fundo de Transporte e, especialmente, a fiscalização das ações de transporte, com a formação de um Conselho, do qual participem os usuários, o poder público e as entidades representativas do setor.

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