Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A falha de hoje no metrô, em pane a cada dois dias em média


Blog do Zé Dirceu

Paralisações no metrô, uma amostra do jeito tucano de governar...

Um problema no sistema automatizado de sinalização que movimenta os trens paralisou a Linha 4- Amarela, do metrô de São Paulo, por quatro horas na manhã de hoje. A pane provocou o fechamento de seis estações - Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Paulista, República e Luz - e deixou sem transporte 75 mil passageiros.

Segundo a Cia do Metropolitano, todas as seis estações do trecho que constitui a Linha 4, que normalmente abrem e começam a operar a partir das 4h40, só puderam abrir por volta das 8h20.

A pane foi no sistema de sinalização, que permite o trem - automatizado - saber as rotas e paradas sem que haja funcionário operando. Apesar de a falha ter ocorrido entre as estações República (uma das mais movimentadas da Capital) e Luz, a empresa suspendeu a circulação de toda a linha, ao invés de mantê-la em operação parcial.

Panes no metrô, uma amostra do jeito tucano de governar

O problema afetou, também, as linhas de subúrbio da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Ela precisou estender o horário de pico de suas operações, período em que seus trens operam com intervalos menores entre um e outro.

E, assim, o usuário do metrô paulistano precisou encarar mais um dia de pane em seu transporte coletivo, o que já se tornou rotina a cada dois dias, em média, no serviço. Técnicos e metroviários têm repetido à exaustão a necessidade de mais investimentos no metrô, em manutenção e extensão da rede, e até em planos de emergência para situações dessa natureza.

A tratar disso, o governador tucano Geraldo Alckmin preferiu liderar há poucos dias uma série de propagandas na TV em que anunciou a criação de 25 novas estações e mais 32 km de metrô. Só que entre o anúncio de um governo tucano e a concretização da obra vai uma longa e, às vezes, incontornável distância. É o jeito tucano de governar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário