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O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Dona da linha 4 do Metrô já cobra dívida do Estado


Via Quatro se diz prejudicada por atraso, com entrega da obra em parcelas

Governo de SP discute reequilíbrio econômico com concessionária responsável pela linha que falhou anteontem

ALENCAR IZIDORO

VANESSA CORREA

DE SÃO PAULO


A primeira linha do metrô de São Paulo concedida à iniciativa privada já acumula uma pendência que pode recair sobre os cofres públicos.

Devido ao atraso para completar a primeira etapa da linha 4-amarela (gerado inclusive pela cratera da estação Pinheiros), a ViaQuatro cobra uma dívida do Estado.

A concessionária, responsável durante 30 anos pela linha de metrô que sofreu uma pane anteontem de manhã, complementou em agosto de 2011 um pedido de reequilíbrio econômico-financeiro.

A reivindicação se deve ao "parcelamento" da entrega das estações pelo governo. Desde a operação comercial do trecho Faria Lima-Paulista, em junho de 2010, a linha 4 funcionou de maneira parcial até setembro deste ano.

A ViaQuatro diz ter sido prejudicada pela demanda perdida -já que, pelo contrato, as seis estações funcionariam juntas logo no começo.

Ou seja, além de a demora para completar a linha 4 ter prejudicado potenciais usuários, trouxe um provável ônus financeiro ao Estado. Governo e concessionária se negam a revelar a quantia discutida. A cúpula dos transportes do governo Geraldo Alckmin (PSDB) sinaliza concordar com a argumentação da ViaQuatro, porém não com os cálculos da empresa.

"O procedimento administrativo para determinar os valores e a forma de recomposição do equilíbrio do contrato ainda está em curso", informou a Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

"Tivemos uma perda. Pelo contrato, as perdas são compensáveis", diz Luís Valença, presidente da ViaQuatro. Pelos dados disponíveis, a pendência pode atingir dezenas de milhões de reais.

Durante um ano, incompleta e com horário reduzido, a linha 4 teve média próxima de 70 mil passageiros por dia. Na semana passada, quando a linha 4 passou a operar com Luz e República em horário integral, a demanda ultrapassou 400 mil -devendo atingir 700 mil em 2012.

CRATERA

A secretaria diz que aguarda as demais instâncias do governo para a "finalização da apuração do balanço dos valores efetivamente devidos, ou seja, já descontadas as parcelas reequilibradas em favor do poder concedente".

No cálculo, devem ser descontadas pendências a cargo da concessionária -como eventuais atrasos em testes. A linha 4 foi construída pelo consórcio Via Amarela. O Estado diz que a demora foi causada por "dificuldades na obra e atrasos do consórcio" (que não se manifestou).

O governo cita a demora em desapropriações, a greve do Judiciário e a cratera em Pinheiros. Ele não respondeu se parte do ônus pode ser repassado às empreiteiras.


PANE


A linha 4-amarela do metrô sofreu uma pane na manhã da última segunda-feira (3), o que provocou um atraso de quase quatro horas na abertura de todas as seis estações da linha --Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Paulista, República e Luz.

De acordo com o consórcio, o atraso ocorreu em decorrência de um problema no sistema de sinalização, que permite o trem --que é automatizado-- saber as rotas e paradas sem que haja alguém operando.


COMENTÁRIO SETORIAL TRANSPORTES
 
Ficam algumas constatações:
1 - Os contratos são feitos para beneficiar as empresas em detrimento do poder público.
2 - A Via Quatro tinha todos os trens para operar no período requerido?
3 - A Via Quatro tinha condições técnicas de operar os trens no horário das 4:40 até 24:00 horas como está no contrato, de domingo a sábado? Porque até o momento isso não acontece?
4 - Porque a operação da linha 4 - Amarela continua dando problema até hoje, sendo que o início de operação foi em maio de 2010? É um recorde mundial a linha está 17 meses em operação experimental e ainda não conseguiram adequar os sistemas operacionais.
5- A Via Quatro pagará multa pelas várias panes que tem apresentado desde então?
6 - O consórcio Quatro que construiu a linha pagará ao Metrô pelo atraso nas obras civis?
7 - A imprensa não vai se escandalizar por um contrato tão mal feito que só tem gerado contratempos para a sociedade paulista e prejuízo ao povo?
8 - Se a linha fosse federal os comentaristas das rádios matutinas, todos os jornais, o principal jornal televisivo do país já não estaria repetindo ad nauseam um contrato que não preza pela eficiência e eficácia e o governo responsável já não estaria sendo questionado?
9 - A marcha contra a corrupção vai entrar em campo contra o pagamento dessa multa pelo governo paulista?
10 - governo de São Paulo, passados quase 17 anos é mesmo competente como se autointitulam?

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