Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Bilhete Único para a Região Metropolitana de Campinas. Vamos apoiar e divulgar essa ideia.


Há exatamente cinco anos, escrevi como Secretário Municipal de Transportes, a respeito do lançamento do Bilhete Único em Campinas. Naquela época, trazíamos a experiência da implantação do Bilhete Único na Capital e tínhamos a certeza de que esse era o caminho certo para consolidar uma política de mobilidade urbana justa e cidadã.

Após muito trabalho e contando com o apoio de uma equipe preparada e comprometida, podemos dizer que alcançamos nosso maior objetivo: direcionar o transporte coletivo para garantir a inclusão social e a dignidade do trabalhador. São mais de 300 milhões de reais economizados pelo usuário, que desde então passou a pagar apenas uma tarifa para se deslocar em toda a rede de transporte municipal, no período de uma hora e meia, pegando quantos ônibus quiser.

Mais dinheiro, mais oportunidades, mais tempo com a família. Mais cidadania. Ônibus novos e acessíveis, pontos e estações de transferência adequados, linhas e itinerários planejados. Tudo isso faz diferença no dia a dia de uma cidade de um milhão de habitantes.

E pode também fazer a diferença em toda a Região Metropolitana, com 2.798.477 milhões de pessoas, segundo o censo de 2010 do IBGE. Amparado no exemplo de Campinas e da Capital, o Bilhete Único Metropolitano da RMC é viável técnica e economicamente, e pode reduzir de 30 a 50% o valor gasto com o transporte público metropolitano

Por isso, defendi, desde a época em que fui Secretário Municipal, e durante toda a campanha eleitoral, a implantação dessa importante ferramenta.

Agora, como deputado estadual, posso fazer mais para a concretização desse projeto. E hoje um passo importante é o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Bilhete Único Metropolitano para a Região de Campinas (RMC).

A Frente é resultado de uma ampla articulação com diversos partidos e conta com a adesão de todos os deputados estaduais da nossa região.

Nosso objetivo é pensar, acompanhar e impulsionar uma política pública de transporte coletivo e mobilidade urbana que vá além dos limites territoriais de cada um dos municípios da RMC.

Por meio de audiências públicas nas cidades envolvidas, queremos promover uma discussão aberta, transparente e participativa com todos os segmentos da sociedade.

Com ousadia, determinação e planejamento, vamos discutir todas as propostas e alternativas que existam e que venham a surgir, sempre comprometidos com a melhoria do transporte público da nossa região.

Como coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Bilhete Único Metropolitano e como deputado integrante da Comissão de Transportes e Comunicação da Assembleia Legislativa, coloco-me à disposição de todos os interessados nessa discussão e na conquista de uma sociedade cada vez mais justa e inclusiva.

Gerson Bittencourt é deputado estadual pelo PT-SP, engenheiro e mestre.Foi secretário de Transportes nas cidades de São Paulo e Campinas e Presidente da Sptrans (2002-2004) e Emdec (2005-2011)

Mobilidade Urbana



Bilhete Único Metropolitano


Você conhece o Bilhete Único?

Bilhete Único é um cartão que permite muitos benefícios e vantagens: economia, segurança, agilidade, acessibilidade e inclusão social. É um projeto que revolucionou o transporte público e tem a marca de Gerson Bittencourt, que implantou o cartão em São Paulo e Campinas.

Com o Bilhete Único, na forma concebida por Bittencourt, é possível utilizar quantas conduções precisar, pagando apenas uma tarifa em um período de tempo pré-estabelecido. Não importa se a viagem é curta ou longa, ou que seja utilizado mais de um tipo de condução, como ônibus, metrô ou trem.

Bilhete Único Metropolitano: inclusão social e cidadania

Gerson Bittencourt defende a criação do Bilhete Único Metropolitano, que permitirá a integração entre as cidades de regiões do Estado de São Paulo, com o pagamento de uma tarifa do transporte público.

Bittencourt irá propor o Bilhete Único Metropolitano para a Grande São Paulo e regiões de Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Jundiaí, entre outras.


Bilhete Único Metropolitano: uma rede de benefícios

Economia para o trabalhador: pagando menos pelo transporte, sobra dinheiro para outras necessidades, como alimentação, vestuário, educação e lazer.

Economia para o empregador: diminuição dos gastos com transporte de seus funcionários.

Economia de tempo: possibilidade de integração em qualquer ponto do trajeto. Com isso, você escolhe o melhor caminho para chegar ao seu destino. Essa rapidez representa mais tempo para a família e para momentos de lazer.

Oportunidade e inclusão: o custo do transporte deixa de ser uma barreira na conquista de vagas no mercado de trabalho para a população que vive em regiões mais distantes.

Segurança para passageiros e operadores: redução da circulação de valores (dinheiro) nos veículos, diminuindo roubos e furtos.

Respeito aos idosos e deficientes: aumento dos assentos reservados e do número de veículos acessíveis, além da acessibilidade em terminais, estações e pontos.

Controle pelo Poder Público: as informações financeiras e operacionais do sistema de transporte são monitoradas pelo Poder Público.

Para implantar o Bilhete Único Metropolitano e baratear a tarifa do transporte Gerson Bittencourt propõe:

Criação de leis que garantam a integração entre o estado e os municípios, com ampla representação social e controle público do sistema.

Implantação de uma nova rede metropolitana de transporte público, reestruturando e integrando redes locais e regionais, por meio da racionalização das linhas existentes e criação de outras.

Ampliação da infraestrutura acessível de transporte, com corredores, terminais, estações de transferência e um sistema metropolitano integrado de Bilhetagem Eletrônica.

Redução ou isenção de impostos federais, estaduais e municipais, como o PIS, Cofins, ICMS, ISSQN, IPTU e também de taxas.

Ampliação de recursos para as gratuidades de idosos, deficientes e estudantes.


www.gersonbittencourt.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário