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O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

94,5 % da malha rodoviária tem pavimento da pista sem buracos



A 15ª Pesquisa CNT de Rodovias 2011 divulgou, nesta quarta-feira, 26, o resultado da avaliação feita em 92,7 mil km de estradas no país, sendo que 57 mil km da malha federal e cerca de 35, 7 mil km de estaduais.

Dessas, 94,5% das rodovias brasileiras estão com o pavimento em boas condições e apenas 4,7% apresentam buracos e ondulações na pista.

O Relatório Executivo mostra (faça o download da pesquisa aqui), nas páginas 51 e 52, a avaliação do pavimento da pista, que é realizada a partir da observação da Condição da Superfície do Pavimento em relação ao defeito ou grupo de defeitos apresentados a cada quilômetro pesquisado.

Assim, em cada unidade, a Pesquisa CNT de Rodovias registra a predominância da condição da superfície de acordo com as seguintes categorias:

• Totalmente perfeito: existe perfeita regularidade superficial no pavimento e não se percebe nenhum tipo de trepidação dentro do veículo durante o deslocamento;

• Desgastado: o pavimento apresenta irregularidades superficiais, consegue-se perceber o desprendimento de agregados da superfície ou a perda de mástique junto aos agregados, mas não há buracos;

• Trinca em malha/remendo: observa-se a presença de trincas em malha ou de remendos no pavimento, gerando trepidação no interior do veículo, mas ainda não há presença de buracos;

• Afundamento, ondulação ou buraco: o pavimento apresenta afundamentos causados pela infiltração de água e/ou ondulações pela deflexão gerada pelo tráfego de veículos e/ou buracos; e

• Totalmente destruído: o pavimento apresenta elevada ocorrência de buracos ou ruína total.

O gráfico mostra que o percentual da malha que não apresenta predominância de buracos no pavimento da pista é de 94,5%.


      Gráfico CNT

      Agência T1

COMENTÁRIO SETORIAL

Essa pesquisa vem quebrar com o mito de que as rodovias brasileiras não prestam. Os investimentos em infraestrutura nos últimos 9 anos tem recuperado rodovias, portos, ferrovias e aeroportos do país, tanto que o Brasil multiplicou por três a sua exportação e os equipamentos públicos deram conta do recado. Não esquecermos que a infraestrutura brasileira sofreu com a década de 1980 da dívida externa e a de 1990 com a teologia neoliberal, em que os investimentos não eram feitos por causa do choque fiscal. O Brasil é um país continental e felizmente volta a pensar como gigante que é. Estamos superando o complexo do vira-lata.  

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