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São Paulo, São Paulo, Brazil
O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

SITUAÇÃO DO TRANSPORTE NA ZONA SUL


A Zona Sul é servida por um dos mais deficitários sistema de transportes da cidade de São Paulo. A região tem uma peculiaridade, é cortada pelo Rio Pinheiros e separada por duas represas, a Billings e a Guarapiranga.

O transporte coletivo em sua maior parte é feito por ônibus e vans. A CPTM faz o transporte da estação Grajaú (Capela do Socorro) à cidade de Osasco, margeando o Rio Pinheiros. Na estação Pinheiros há a integração com a linha 4 (Via Amarela) do metrô até a estação Luz, interligando com a linha 2 – Verde na estação Consolação. Está prevista para 2014 a inauguração da Estação Varginha

Inaugurado em outubro de 2002, o metrô da região possui apenas 8,4 km , ligando o Largo XIII de Maio ao Capão Redondo, integrando-se apenas com linhas de ônibus e a estação Santo Amaro da CPTM. Está previsto para 2015 o percurso até à Chácara Klabin, com um atraso de Quatro anos.

Os bairros de Parelheiros, Cidade Ademar e M´Boi Mirim são as regiões mais penalizadas. Sem metrô e trem, dependem exclusivamente do transporte por ônibus e vans.

Os bairros Grajaú e M´Boi Mirim tem sido palco de varias manifestações de rua, onde os moradores continuamente tem revoltado-se contra as péssimas condições de trânsito. Fóruns organizados também têm discutido a questão do transporte.

A Estrada do M´Boi Mirim e a Avenida Belmira Marin necessitam urgente de duplicação. No Grajaú a construção de um viário alternativo e a construção da terceira ponte ligando o Parque Cocaia ao Jardim Castro Alves são apontados como obras urgentes para minimizar o trânsito caótico da Av. Belmira Marin. No Campo Limpo também se faz necessária uma ponte ligando a Av. Giovani Gronchi (Parque Burle Marx) à Marginal Pinheiros (Granja Julieta), minimizando o trânsito da ponte João Dias.

Outra luta da população de Parelheiros e M´Boi Mirim são as alças de acesso ao trecho sul do Rodoanel, facilitando o trajeto dos moradores da região para o litoral.

O ORÇAMENTO ATUAL E O ORÇAMENTO DE 2012

Em 2010 dos 4 bilhões de reais previstos no orçamento para o metrô foram gastos apenas 1,7 bilhão. Neste ano o orçamento é de 4,8 bilhões, sendo revisado para 2,4 bilhões, até junho foram gastos apenas 600 milhões. Nos últimos 4 anos 3,6 bilhões deixaram de ser investidos no metrô.

No orçamento de 2012, devemos garantir verbas para:

a) Extensão da linha da CPTM até Parelheiros;

b) Extensão do metrô de Capão Redondo até Jardim Ângela; e desenvolvimento de um projeto para implantação do Metrô 24 horas.

c) Alça de acesso ao Rodoanel Sul em Parelheiros e Itapecerica;

d) Ampliação do Terminal do Grajaú em parceria com a PMSP.

TRANSPORTE – UM DIREITO DO CIDADÃO, UM DEVER DO ESTADO.

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