Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Operador do trem-bala definirá critérios para efetuar transferência de tecnologia


Hélio França: "Poderemos opinar sobre como aproveitar a tecnologia do trem-bala"

O governo resolveu atender um dos pleitos das empresas detentoras da tecnologia do trem de alta velocidade com interesse em disputar a operação do serviço no país.

A concessionária vencedora da licitação terá a permissão para definir, junto com o governo, os critérios de seleção das empresas nacionais que terão direito de fazer uso das licenças e patentes do padrão adotado.

Havia o receio das empresas de que as informações compartilhadas pudessem parar nas mãos de um concorrente direto e de que não fossem escolhidas empresas com qualificação técnica suficiente.

O superintendente-executivo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Hélio Mauro França, disse que os critérios serão definidos em comum acordo, tanto com a participação do investidor como da Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade (Etav), estatal responsável pela absorção da tecnologia.

Segundo França, o governo também se beneficia dos ajustes que estão sendo feitos no edital para o plano de transferência tecnológica.

No modelo anterior, o governo definia somente os critérios do programa, que seria elaborado pelo empreendedor.

Apesar de ceder ao permitir a participação do concessionário no processo de definição dos critérios, o governo também poderá intervir nas decisões tomadas na elaboração do programa.

“Antes, teríamos que seguir o plano da empresa. Em contrapartida, temos condições de opinar sobre a melhor forma de trazer e aproveitar essa tecnologia no país”, disse França.

A partir das mudanças adotadas foi definido que, ao ser assinado o contrato com a operadora do serviço, começará a contagem do prazo de dois anos para a elaboração conjunta do plano de compartilhamento da tecnologia.

Com o programa acabado, a concessionária terá mais dois anos para iniciar a execução e outros cinco anos, contados a partir do início da operação comercial do trem, para concluir.

O trem-bala, que interligará as cidades de Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, deverá iniciar a operação em 2019.

Se a expectativa do governo for confirmada, a indústria nacional deverá estar apta a fornecer equipamentos e dar manutenção ao projeto a partir de 2024.

Como essa tarefa estará a cargo da própria concessionária, que terá índices de nacionalização de equipamentos a cumprir, todo o conhecimento adquirido poderá estar voltado para os novos projetos de expansão da malha ferroviária de alta velocidade no país.

França avalia que a formulação de um programa bem estruturado de transferência tecnológica é apenas um dos desafios da agência reguladora.

Ele chama a atenção para o fato de o país ter de correr contra o tempo para criar o ambiente propício ao aproveitamento do conhecimento que será passado pela empresa estrangeira.

“O processo, como um todo, envolve dois movimentos. O primeiro está ligado a uma obrigação da concessionária de ensinar como fazer. Já o segundo é externo à concessão, porque envolve a nossa capacidade de receber toda a avalanche de conhecimento que virá”, alertou o superintendente ao se referir à necessidade de formar mais técnicos e engenheiros, profissionalizar as empresas nacionais e envolver as universidades com a adequação dos currículos à nova demanda do setor ferroviário.

Fonte: Valor Econômico, Por Rafael Bittencourt

Foto: Julio Bittencourt/Valor

Nenhum comentário:

Postar um comentário