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O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Será? Trem expresso vai ligar São Paulo a Jundiaí em 2015, diz governo de SP



Exemplo de trem regional da espanhola Renfe (imagem ilustrativa)

O trem expresso que ligará São Paulo a Jundiaí deve fazer a viagem em 25 minutos com tarifa “competitiva” com o transporte de ônibus ou carro.

As estimativas são do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que oficializou anteontem o Expresso Jundiaí, o primeiro dos chamados trens regionais que o tucano quer transformar em uma das marcas da gestão.

Outras linhas em estudo ligarão a capital a Santos, Sorocaba, Campinas e São José dos Campos –essas duas dependem de a União viabilizar ou não o trem-bala Rio-Campinas.



O Expresso Jundiaí fará um trajeto de 45 km, a partir da estação Água Branca (zona oeste), da CPTM.

Com menos paradas, será mais rápido que a ligação ferroviária atual (a linha 7-rubi), também da CPTM, que tem 17 estações entre a Luz e Jundiaí.

O traçado, o número de estações e as cidades por onde passará ainda dependem do projeto funcional, que deverá estar concluído em setembro.

Isso vai permitir, diz o governador, que a licitação seja aberta em novembro. As obras devem começar, no entanto, apenas no final de 2013, em razão dos estudos ambientais. Em uma previsão “prudente”, Alckmin estima que a linha opere a partir de 2015.

O custo do projeto, estimado em R$ 2 bilhões, também só será definido com a conclusão do projeto funcional.

Parte virá de uma PPP (parceria público-privada), mesma estratégia adotada em projetos como Expresso ABC.

Nenhum dos trens regionais ficará pronto antes de 2015 –o primeiro será o de Jundiaí. O segundo deverá ser o de Sorocaba, e o terceiro, o de Santos. Os três juntos deverão custar R$ 13 bilhões.

Fonte: Folha.com

COMENTÁRIO SETORIAL
 
Será mais uma promessa pirotécnica do governador de São Paulo Geraldo Alckmin? Em 2004 ele encheu os jornais com promessas como o Expresso Bandeirantes, linha 8 - Rosa do metrô, 65% da linha 5 - Lilás, entre outras que constaram no Plano Plurianual 2004-2007 e nãos saiu do papel. A sociedade paulista deve estar atentas ás promessas do Alckmin e cobrar que o projeto seja efetivamente construído, porque jornal no dia seguinte não serve mais para nada e pelo visto os próprios jornalistas esquecem o que escreveram, pois não custa nada lembrar ao governador das inúmeras promessas não cumpridas no seu mandato anterior.

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