Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Transporte público para tirar os carros da rua de São Paulo :: Jilmar Tatto



O meio ambiente e a mobilidade urbana são temas especialmente caros ao paulistano.


Seus dilemas merecem um novo tratamento e novos atores na interlocução com os setores da cidade interessados nesses assuntos.

É o que pensa Jilmar Tatto, deputado federal por São Paulo, e ex-Secretário de Governo, Abastecimento, Transporte e de subprefeituras de São Paulo, durante a gestão Marta Suplicy (2001-2004).

Ele é uma das lideranças petistas que se apresentam como alternativas do PT na disputa eleitoral à capital paulista.

Hoje o convidamos neste blog para apresentar suas ideias, na série de posts que estamos publicando com os pré-candidatos do PT à sucessão de Gilberto Kassab.

Por que você quer ser candidato à prefeitura no próximo ano?

[ Jilmar Tatto ] Tenho experiência administrativa, conheço São Paulo e acredito que, com um nome novo e políticas inovadoras, poderemos mudar a cara desta cidade. Fui secretário de Governo, Abastecimento, Transporte e de subprefeituras durante a gestão Marta Suplicy (2001-2004). No Abastecimento, participei da implantação do programa de almoço e jantar nas escolas e do banco de alimentos. Nos Transportes, fui responsável pela reestruturação do sistema de transportes, implantei o Bilhete Único e os corredores de ônibus na capital paulista. Como Secretário de governo, participei da articulação política junto à Câmara Municipal. Inseri, também, um novo dinamismo nas subprefeituras ao implantá-las de forma descentralizada em várias regiões da cidade. Além disso, tive uma votação expressiva em São Paulo. Fui o mais votado do PT pela capital paulista.

Qual a diferença das eleições do ano que vem em relação às anteriores?

[ Tatto ] A ascensão da classe C mudou o perfil da cidade. O Brasil está melhor graças aos governos Lula e Dilma. A prefeitura de São Paulo conta com mais recursos para investir na cidade e temos a emergência de novos atores sociais com maior participação no processo político do município. Por exemplo, cito a juventude e esta parcela que melhorou de vida. Questões como a do meio ambiente e a da mobilidade urbana passaram a ser mais sensíveis para o paulistano. Para esses dilemas, o PT precisa apresentar algo novo, tanto do ponto de vista de propostas, quanto de nomes para dialogar com esses setores da sociedade que aguardam algum tipo de interlocução com a prefeitura.

Como o PT poderá avançar para além dos tradicionais 30% nas intenções de voto na capital paulista?

[ Tatto ] Com propostas inovadoras e a partir do diálogo com a cidade como um todo, contemplando todos os setores, sobretudo, os menos privilegiados. Precisamos recuperar as ações promovidas durante o governo Marta, mostrar as boas coisas que acontecem no país. É importante ressaltar que a cidade pode melhorar - e muito - se tivermos um governo parceiro do governo federal. Elaborar um diagnóstico dos problemas da cidade é fundamental, bem como uma política de alianças que deixe claro que queremos governar com muito diálogo e com forte atuação junto aos movimentos sociais.

Quais os principais desafios da cidade de São Paulo hoje? O que você sugere para enfrentá-los?

[ Tatto ] São Paulo precisa de um crescimento econômico voltado à área de tecnologia e uma política industrial inovadora com geração de emprego, além do estímulo de áreas que não poluam a cidade. É fundamental uma regulamentação maior do comércio, além da intervenção para democratizarmos o espaço público. Precisamos tirar os carros da rua por meio da oferta de um transporte público eficiente e de qualidade, com um sistema de ônibus, trem e metrô à altura da demanda da população. Na Saúde, precisamos valorizar os médicos e profissionais da área, dotar a cidade de mais leitos nos hospitais e postos de saúde, além de focar na melhoria do atendimento e nos exames de alta complexidade.

É fundamental, também, termos uma política agressiva em relação às creches para o atendimento das 120 mil crianças que hoje estão desassistidas na capital. E, caso necessário, implantar o bolsa-creche, projeto do vereador Arselino Tatto (PT), para que as mães possam pagar alguém para cuidar de seus filhos. Focar, ainda, na melhoria da qualidade do ensino, na valorização dos professores e na aproximação dos pais da escola de seus filhos. São Paulo precisa de um amplo planejamento urbano e de mais qualidade na moradia. Pretendo recuperar o Centro da capital para que ele volte a ter vida nos finais de semana e à noite, com atenção especial à região da cracolândia. Ali estão centenas de jovens sem perspectivas de futuro.

Leia, também, neste blog a entrevista já publicada do senador Eduardo Suplicy. E aguarde as próximas.

Foto: Site Jilmar Tatto





Publicado no Blog do Zé Dirceu, em 10-Ago-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário