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O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Pedágios e lucros estratosféricos



DSP – 17.08.11


Marcos Martins

O governador Geraldo Alckmin autorizou no fim do mês de junho mais um aumento das tarifas de pedágios das rodovias paulistas. O reajuste foi de 9,77% (IPCA) e de 6,5% (IGP-M) e começou a valer nas 277 cabines espalhadas pelas estradas de São Paulo em 1 de julho. A tarifa na Rodovia dos Imigrantes, que liga a capital à Baixada Santista, passou de R$ 18,50 para R$ 20,10.

No ano passado, o ex-governador Alberto Goldman, numa tentativa desastrosa de reduzir os valores para dar uma "mãozinha" ao seu candidato à Presidência da República, concedeu mais um agrado às concessionárias que administram as rodovias paulistas. Portanto, os valores, na sua grande maioria, sofrerão mais ajustes, sendo arredondados sempre na casa dos R$ 0,10 (em 2010 foi em R$ 0,05).

Uma ferramenta intitulada de pedagiômetro (www.pedagiometro.org.br) foi criada para calcular, em tempo real, utilizando os dados fornecidos anualmente à Assembleia Legislativa de São Paulo pelas empresas, o lucro que os pedágios dão às concessionárias.

O total arrecadado pelas concessionárias já passa de R$ 3 bilhões. Ou seja, os pedágios paulistas arrecadaram, em média, cerca de R$ 168,09 por segundo, R$ 605.124 por hora, R$ 14.522.976 por dia e R$ 435.689.280 por mês. A maioria dos contratos firmados com as empresas permite que elas explorem as rodovias, todas construídas com dinheiro público, por mais de 25 anos.

Enquanto as concessionárias se esbaldam e se lambuzam com os lucros estratosféricos, o governador Geraldo Alckmin não cumpre a promessa de campanha de rever os contratos e baixar os valores dos pedágios. Enquanto isso, o povo mais uma vez deixará uma boa quantia do seu ordenado nas cabines espalhadas pelas rodovias paulistas.

Marcos Martins é deputado estadual (PT).

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