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O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Metrô em marcha lenta


Companhia tem recorte de panes e investimento zero no primeiro semestre deste ano

Assessorias de Finanças, Transportes e Comunicação

O morador de São Paulo vive as agruras diárias da superlotação do metrô, o que leva inclusive idosos a evitarem usar este tipo de transporte. Além disto, as panes e falhas já fazem parte do conturbado cotidiano dos moradores da capital paulista.

Os investimentos no Metrô caminham a passos de tartaruga, como já foi mostrado pela Bancada do PT, nas gestões tucanas a expansão do sistema se limita a 1,6 quilômetro por ano, o que favorece a superlotação e a freqüência de panes.

A prática de contingenciamento nos investimentos da Companhia já deu seus sinais neste ano. Para o primeiro semestre deste ano, estavam previstos investimentos na ordem de R$ 3 bilhões, mas segundo informações do Sigeo – Sistema de Informação e Gerenciamento do Orçamento, não houve nenhuma liquidação ou pagamento.

De 2008 a 2010, os investimentos no Metrô somariam o montante de R$ 9,58 bilhões, no entanto, só foi gasto a quantia de R$ 5,95 bilhões, desta forma deixou-se de gastar quase R$ 3,63 bilhões (-37,88%).

Em 2010, o Metrô previa gastar com investimentos R$ 4 bilhões e foi aplicado apenas R$ 1,7 bilhão, ou seja, deixou de serem executados R$ 2,3 bilhões ou 57,50% dos recursos estipulados no orçamento estadual.

Os investimentos para criação de novas linhas apresentaram outro problemas,-linha 5 - Lilás onde o corte foi de R$ 1,48 bilhão (-86%), já na linha 4 de R$ 243 milhões (-38%) e para o expresso Tiradentes (linha 2 - verde) chegou a R$ 248 milhões (-53%). A mesma redução ocorreu na linha 2 - Verde onde não forma investidos R$ 134 milhões (-38%) e na linha 17 - ouro R$ 137 milhões (-99%). Para a linha 6 - Laranja não foi gasto um centavo.

O governo estadual paulista é incapaz de anunciar uma obra metroviária e cumpri-la no prazo determinado, no seu planejamento. A linha 4 – Amarela foi prometida inicialmente por Geraldo Alckmin para iniciar a fase 1 em 2006, depois postergada para 2008.

No Plano Expansão do governo José Serra, a linha deveria ser operacional até 2010. Estamos em 2011 e até o momento das seis estações previstas, funcionam quetro em fase experimental.

O governo Serra prometeu a inauguração de mais duas estações da linha 5 – Lilás em 2010, fato que não ocorreu.

Isto mostra que a falta de investimentos do Estado no Metrô tem degradado ainda mais a precária condição das linhas metroviárias e daí as constantes falhas e problemas operacionais.

Projetos que ficaram no papel no PPA 2004-2007 do governo Alckmin

. Implantação do Expresso Aeroporto e Trem de Guarulhos – 100% até 2007. Não saiu do papel.

. Implantação do TRIM – Trem Intermetropolitano – SP-Campinas – 100% até 2007. Foi rebatizado de Expresso Bandeirantes. Não saiu do papel. .

. Implantação do TIM de Santos- VLT - 100% até 2007. Também não saiu do papel.. Implantação do segundo trecho da Linha 5 – Lilás – 65,13% até 2007. Não saiu do papel.

- Implantação dos sistemas de baixa capacidade nas regiões metropolitanas – 100% até 2007. Não saiu do papel.

. Implantação da Linha 8 – Rosa- Raposo Tavares-V. Guilherme – 7,25% até 2007. Não saiu do papel.

. Construção do Ferroanel – 100% até 2007. Não saiu do papel.


Promessas de Serra que não foram cumpridas no Plano Expansão 2007-2010

. Linha 4 – Amarela do METRÔ

. Linha 5 – Lilás do METRÔ

. Modernização das linhas A, C e F da CPTM, e Linhas 1 – Azul e 3 – Vermelha do METRÔ

. Expresso Aeroporto / Trem Guarulhos

. Modernização da Linha D e Expresso ABC

. Sistema Integrado Metropolitano – SIM da Baixada Santista

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Assessoria de Transportes
Assessoria de Comunicação

Assembleia Permanente

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