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O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

De quem é culpa? Usuários do Metrô e CPTM têm mais um dia de caos



Alheia ao caos vivido pela população, os tucanos se omitem de sua responsabilidade


As linhas do Metrô Azul e Vermelha, junto com as linhas Diamante e Rubi da CPTM tiveram problemas na manhã desta sexta-feira (5/8), acarretando ainda mais dificuldades a ida de milhares de paulistanos ao trabalho, já bastante difícil normalmente. Segundo as empresas responsáveis, as vias tiveram falhas e problemas de superlotação.

Alheia ao caos vivido pela população diariamente, a administração tucana sempre culpa o número excessivo de usuários pelos problemas, como se a solução para este fato não fosse de sua responsabilidade, principalmente pela lenta trajetória de expansão das linhas. O Metrô paulista possui apenas 70,5 quilômetros de extensão, enquanto o metrô da Cidade do Méximo, que começou a ser construído na mesma época, tem 201 quilômetros de linhas.

Agora, o Metrô de São Paulo, além de ser o mais lotado do mundo, agora também é recordista em panes. A Bancada do PT na Assembleia registrou, ao menos, 50 delas desde 2007, quando começou a contabilizar.

A lenta trajetória de expansão

A Linha 4 – Amarela, projetada para 1990, só teve as obras iniciadas em 2004, com a promessa de que seria inaugurada em 2007, o que só aconteceu em 2011, com apenas quatro estações funcionando parcialmente.

A Linha 6 – Laranja teve edital lançado em 2008, mas o governo Alckmin já sinalizou que não entregará em 2014, como prometido.

Isso sem contar com os inúmeros escândalos, como fraude em licitações na Linha 5 – Lilás e desvio de milhões de dinheiro com pagamento de propinas.

As panes desta sexta-feira

Na linha-3 Vermelha do Metrô um problema em uma das portas prejudicou o sistema durante 20 minutos, fazendo os trens circularem com velocidade reduzida até a estação Itaquera no sentido Barra Funda. A via também sofreu com a superlotação nas estações Brás e Penha.

Já na linha-1 Azul do Metrô uma falha entre as estações Liberdade e Paraíso provocou redução na velocidade, levando à superlotação de várias estações da via. Outro defeito foi na estação Conceição, onde os passageiros tiveram que desembarcar por problemas nas portas.

Na linha-8 Diamante da CPTM os trens também tiveram dificuldades por causa de uma falha no sistema elétrico entre as estações Itapevi e Jandira. A linha-7 Rubi da CPTM também teve a circulação de trens interrompida - houve um defeito na estação Jaraguá, afetando as estações Pirituba, Vila Clarice, Jaraguá e Perus. O problema ocorreu por volta das 6h40 e só foi normalizado depois das 10 horas.

Assembleia Permanente

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