Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Nova regulamentação trará equilíbrio, diz Abiove


21/07/2011


Os usuários da malha ferroviária estão otimistas com as novas resoluções da ANTT para o transporte de cargas, que foram publicadas nesta quarta, 20/07, no Diário Oficial da União. A expectativa é de que com as novas regras, que passam a valer a partir desta data, o setor fique mais competitivo e apresente fretes mais atrativos aos clientes das ferrovias.

Para a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), as resoluções – que visam o direito de passagem e tráfego mútuo, metas de produção por trecho e a defesa do usuário do transporte de carga – irão trazer mais equilíbrio às operações e ao relacionamento entre clientes e concessionárias.

De acordo com Fábio Trigueirinho, secretário da Abiove, a regulamentação dos direitos e deveres do usuário e das operadoras vai contribuir para minimizar situações como fretes muito elevados ou inadimplência nos contratos. “Se a ferrovia não cumpre o que está previsto e resolve atender a outro cliente, cria um desequilíbrio. Acabamos pagando multas pelo atraso na entrega das cargas”, afirmou.

Trigueirinho ressaltou a questão da competitividade, que poderá ser retomada com o compartilhamento das malhas. “Nenhum país anda para frente com o monopólio de determinados preços. Tudo tem que ser equacionado”, disse. O secretário também afirmou que poderá haver mais investimento em material rodante por parte dos próprios clientes – a exemplo da Rumo Logística, que comprou 50 locomotivas e 739 vagões para o transporte de açúcar. “Mas temos que ser atendidos com as condições mínimas para a operação.”

Operadoras

A Revista Ferroviária entrou em contato com Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), que representa as concessionárias das ferrovias. De acordo com a assessoria de comunicação, as operadoras irão analisar as resoluções sobre os aspectos jurídico, econômico, financeiro e operacional para depois expressar uma posição.

O presidente-executivo da ANTF, Rodrigo Vilaça, deverá dar uma entrevista coletiva sobre a nova regulamentação no início da próxima semana.

Revista Ferroviária

Nenhum comentário:

Postar um comentário