Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Leilão do trem-bala é adiado novamente


Até as 14 horas desta segunda-feira, 11, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) não recebeu nenhuma proposta dos consórcios para a realização do leilão do trem-bala


Pela terceira vez, o leilão do Trem de Alta Velocidade (TAV), que ligará Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas foi adiado. A data limite para os consócios entregarem as suas propostas comerciais terminou às 14h dessa segunda-feira, 11/07, e nenhuma empresa se manifestou.


Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) um novo edital será publicado com mudanças estruturais. A mudança no modelo de concessão, Parceria Público-Privada (PPP), seria uma das alternativas para conseguir que o trem-bala saia definitivamente do papel.

A obra seria custeada pelo Governo Federal e a operação, compra dos trens, trilhos e sinalização ficariam por conta da concessionária vencedora do processo.

Na última semana, a ANTT recebeu pedidos de adiamento do leilão do TAV, das empresas: Consórcio TAV Brasil, composto por empresas coreanas (como a Hyundai Heavy Industries), da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer) e da Associação para o Desenvolvimento do Trem Rápido entre Municípios (ADTrem).

Os prazos pedidos pelas empresas são de 45 dias a seis meses. Além das empresas, o Tribunal de Contas da União (TCU), também, exigiu uma série de mudanças no edital.

Redação T1

Nenhum comentário:

Postar um comentário