Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Infraero apresenta estudo preliminar do terceiro Terminal de Passageiros de Guarulhos


A Infraero lança o estudo preliminar do terceiro Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos – Governador André Franco Montoro.


É o maior projeto arquitetônico de terminal aeroportuário da América do Sul, totalizando 230 mil m², e consolidando Guarulhos como um dos principais hubs da América Latina (os atuais Terminais - 1 e 2 - têm juntos 183,87 mil m² de área).

O projeto global do terceiro Terminal de Guarulhos – que inclui estudo preliminar, projetos básico e executivo- foi contratado em julho de 2010 por meio de licitação internacional - e tem investimento de R$ 22,6 milhões.

O trabalho está sendo executado pelo consórcio MAG, formado pelas empresas PJJ Malucelli Arquitetura e Construção, Andrade e Rezende Engenharia de Projetos e Gabinete de Projetação Arquitetônica.

A construção do terceiro Terminal - a maior obra em andamento da Infraero - terá investimento na primeira fase de R$ 753,96 milhões, correspondentes a 40% do total do empreendimento e estará concluída até o final de 2013.

Com esta fase inicial do Terminal 3, a capacidade de passageiros por ano do aeroporto será ampliada em 18,8 milhões. Dessa forma, até 2013, Guarulhos terá capacidade para receber cerca de 58 milhões de passageiros por ano em seus três Terminais.

No estudo, o embarque e os mezaninos ficarão numa parte superior.

A parte inferior terá três pavimentos: o desembarque, o nível da pista e o subsolo.

Essas divisões tornam embarques e desembarques mais transparentes, facilitando o acesso dos usuários.

Após esta aprovação, o consórcio contratado segue com a elaboração dos projetos básico e executivo, que têm previsão de conclusão em dezembro de 2011 e julho de 2012, respectivamente.

Com isso, as obras da primeira fase têm início previsto para agosto de 2012.

Todo esse planejamento pode sofrer alterações em vista do processo de concessão do aeroporto, ora em fase de estudos de modelagem e viabilidade econômica, sob a coordenação da Secretaria de Aviação Civil (SAC).

O estudo preliminar do terceiro Terminal de Guarulhos marca importante momento no processo de modernização e ampliação dos aeroportos sob administração da Infraero.





Fonte: Site da Infraero

Nenhum comentário:

Postar um comentário