Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Diretor da ANTT descarta novo adiamento do leilão do TAV

Para o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, o governo disponibilizou tempo suficiente para o mercado se preparar para o leilão


Bruna Yunes da Agência T1

“Demos todas as chances que o mercado quis”. Essa foi a resposta do diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, quando questionado em audiência pública, hoje, 25, na Câmara dos Deputados, sobre um possível adiamento do leilão do Trem de Alta Velocidade (TAV), que ocorrerá no mês de julho.

Segundo o diretor, será um processo disputado e vários países estão demonstrando interesse no projeto. “O mercado brasileiro tem um potencial de crescimento de mercado que é interessante para todos os detentores dessa tecnologia. Esse projeto será atrativo, terá uma boa modelagem, e vai selecionar a proposta mais competitiva”, disse.

Convidado pelas de comissões de Fiscalização Financeira e Controle e de Viação e Transporte para prestar esclarecimentos sobre o TAV, o secretário executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, disse que o trem-bala “é o maior empreendimento na história desse país e que desde a década de 80 já se pensava no TAV como solução para atender a demanda da região”. “Gostaríamos que essa licitação já tivesse sido realizada e, de fato, o governo fez o adiamento duas vezes por questões claras. Em novembro do ano passado, diversos setores pediram tempo. Recentemente tivemos que projetar para julho, pois os grandes grupos empresariais estavam fazendo os seus estudos de forma independente, na parte de demanda, geologia, precisavam mais de tempo e o governo cedeu”, explicou.

Bernardo Figueiredo anunciou as próximas etapas do projeto. “Os grupos estão discutindo a formação de consórcio, temos o processo marcado para julho. Escolheremos uma proposta adequada para implementar. A nossa projeção é que até o segundo semestre de 2012, a ANTT consiga fazer o processo de licenciamento com o IBAMA. Esse projeto desde a sua origem, o traçado, foi orientado pelos orgãos ambientais. Não teremos grandes problemas com o licenciamento e no final do ano do ano que vem começaremos a construção do TAV”.

Edital

Sobre uma possível alteração no edital, Bernardo Figueiredo, disse que a ANTT estuda a possibilidade, mas descartou a construção fracionada do trecho Campinas - São Paulo. “Não iremos mudar a modelagem do projeto, nem a ordem econômica. Porém, na parte tecnológica estamos ajustando e analisando algumas alterações, nada que mude a estrutura do projeto. O investidor terá seis anos para entregar a obra, se ele quiser antecipar, pode fazer isso, mas não estamos analisando em duas etapas. É um eixo com muita demanda, quem gera a maior parte da receita é o trecho Rio de Janeiro - São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário