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terça-feira, 19 de abril de 2011

Governo Federal garante recursos para ampliação da hidrovia Tietê-Paraná

Em reunião realizada na última quinta-feira, em São Paulo, o Governo Federal, por intermédio doMinistério dos Transportes e DNIT, iniciou os entendimentos para efetivar um aporte de recursos ao governo estadual destinado a assegurar a construção do trecho Norte do Rodoanel e a modernização e ampliação da hidrovia Tietê-Paraná.


Para as obras do Rodoanel a União vai transferir, por intermédio do DNIT, R$ 1,724 bilhão e para a hidrovia, cerca de R$ 650 milhões. Os detalhes finais para este aporte serão acertados em reunião programada para o dia 27 de abril, na sede do DNIT, em Brasília, com a presença de representantes do governo federal e de São Paulo.



Participaram da reunião com o governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes, o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e o diretor-geral do DNIT, Luiz Antonio Pagot, entre outras autoridades. Para o trecho Norte do Rodoanel, os recursos serão transferidos em quatro parcelas de R$ 431 milhões, de acordo com o cronograma de obras. Durante a construção do trecho Sul do Rodoanel, inaugurado em 2010, o governo federal, por intermédio do DNIT, também fez um aporte de recursos no valor de R$ 1,2 bilhão.

O trecho Norte ter` 44 quilômetros de extensão e é o último a ser construído. O valor total do empreendimento está orçado em R$ 5,8 bilhões e será custeado por verba do governo federal, do governo de São Paulo e de financiamento de R$ 2 bilhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID. Vai ligar o final do trecho Leste, na intersecção com a rodovia Presidente Dutra, na cidade de Arujá, à avenida Raimundo Pereira Magalhães, no início do trecho Oeste. Esse novo ramal terá interligação com o aeroporto internacional de Guarulhos, a rodovia Fernão Dias e o acesso à avenida Inajá de Souza, na zona norte da capital.

Na hidrovia Tietê-Paraná, o governo federal vai investir, através do DNIT, cerca de R$ 650 milhões no trecho localizado entre a cidade de São Paulo e Salto, Piracicaba. O governo de São Paulo planeja investir R$ 393 milhões. As obras na hidrovia têm como objetivo eliminar gargalos através da ampliação de vãos de pontes, melhoria nas eclusas e retificação de canais e dragagem, entre outros serviços. O plano também contempla a extensão da navegação no rio Tietê e Piracicaba e a implantação de terminais na hidrovia.

Fonte: DNIT

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