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O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Demanda cresceu 25,48% nos vôos nacionais e 29,58% nos internacionais


Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, é um dos mais movimentados do país. Foto: Antonio Cruz/ABr-Arquivo


O brasileiro está viajando mais e, como consequência, os aeroportos ampliam as demandas no país. No mês passado, o mercado aéreo doméstico apresentou crescimento de 25,48% em comparação com o mesmo período de 2010. Enquanto isso, a chamada oferta de assentos-quilômetro aumentou 16,03% no mesmo período. A taxa de ocupação, que foi de 65,08% em março do ano passado, passou para 70,38%.

As informações fazem parte do relatório de Dados Comparativos Avançados, divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), nesta terça-feira (19/4), em Brasília. Os números reforçam a avaliação que vinha sendo feita pelo governo federal quanto ao aumento deste mercado e a necessidade de obras de infraestrutura nos aeroportos que permitam fazer frente ao crescimento pela procura de voos.

A metodologia utilizada pela instituição consiste em multiplicar o número de passageiros transportados pela quilometragem percorrida (Passageiros Quilômetros Pagos Transportados-RPK). A oferta de assentos também é calculada pela multiplicação do número de assentos pela quilometragem percorrida (Assentos Quilômetros Oferecidos-ASK).

Nos voos internacionais, segundo o documento da ANAC, operados por empresas brasileiras, o aumento foi de 29,58%, enquanto a oferta de assentos aumentou 15,04%. A taxa de ocupação saltou de 69,33%, em março de 2010, para 78,09%, em março deste ano.

O assento quilômetro oferecido é obtido pela multiplicação da quantidade de assentos e de quilômetros voados. O passageiro quilômetro pago transportado é obtido pela multiplicação da quantidade de passageiros pagantes também pela quantidade de quilômetros voados.

Acumulado do ano – No período acumulado de janeiro a março, o mercado aéreo doméstico cresceu 16,91% em relação ao mesmo período do ano passado. A oferta de assentos aumentou 14,44% e a taxa de ocupação passou de 71,06% para 72,59%.

Já nos voos internacionais, operados por empresas brasileiras, o transporte de passageiros aumentou 17,24% em relação ao ano passado, enquanto a oferta de assentos cresceu 14,10%. A taxa de ocupação passou de 74,82% para 76,88%.

Participação – O grupo TAM (que compreende TAM e Pantanal) ocupa a liderança do setor, com 41,84%, enquanto a Gol/Varig tem 38,83% do mercado aéreo doméstico brasileiro.

As demais empresas do setor ampliaram sua participação, de 16,63% em março do ano passado para 19,33% no mesmo mês deste ano – a Azul tem 7,71%, a Webjet , 5,41%, a Trip aparece com 2,60%, enquanto a Avianca tem 2,42%. Isso para o mercado doméstico.

Nas rotas internacionais operadas por empresas brasileiras, a TAM manteve a liderança isolada do setor, com 86,07% do mercado. A Gol/Varig possui 12,87% e a Avianca 1,04%.

Fonte: http://blog.planalto.gov.br/

Comentário Setorial - Isso explica porque os aeroportos estão lotados e a mída está usando isso de forma sistematizada para fazer luta política. Houve a democratização do modal aéreo. Hoje na Rádio Band News o locutor citou uma pesquisa que o Aeroporto de Cumbica é o pior da América Latina. Não conheço os aeroportos latino-americanos, mas conheço o de Cumbica e acho difícil que essa pesquisa use métodos críveis e a pesquisa seja verdadeira. Temos no jornalismo brasileiro a síndrome do vira-lata. Eles gostam de tentar colocar o Brasil para baixo. Estão propagando o medo da inflação e da infraestrutura. No governo FHC não houve um tostão de investimento em aeroportos, mas isso não interessa a mídia informar.   

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