Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Conheça as diferentes modalidades de transporte público urbano

Matéria postada no IG

Do ônibus ao metrô, classificação leva em conta a capacidade de cada veículo


Metrô: pode transportar entre 60 mil e 80 mil pessoas por hora em cada sentido. No Brasil, o maior sistema de metrô é o de São Paulo, que transporta 3,7 milhões de pessoas por dia. O do Rio de Janeiro leva 660 mil passageiros diariamente.


Estação do metrô de Londres, na Inglaterra


Trem: em média, os trens de subúrbio têm capacidade de transportar 50 mil pessoas por hora por sentido. O sistema paulistano, operado pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), carrega 2,3 milhões de passageiros todos os dias. Em todo o País, são mais de dois bilhões de passageiros por ano transportados por linhas férreas urbanas - que percorrem ínfimos 930 quilômetros. Apenas na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, metrôs e trens percorrem mais 1,3 mil quilômetros (estão na soma os pátios de manobras).

    Vista da linha de trem próxima da avenida Francisco Matarazzo e das chaminés da Casa das        Caldeiras, no bairro da Água Branca, zona oeste de São Paulo



VLT: com tração elétrica ou a diesel, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) é uma modalidade de transporte sobre trilhos de média capacidade. Em média, um sistema com esse tipo de veículo pode transportar de 30 mil a 40 mil pessoas por hora por sentido. A despeito do nome com que tem sido chamado, o Metrô do Cariri é um típico VLT. O fluxo de passageiros ainda á baixo: são 1,2 mil pessoas por dia, que usam o serviço de segunda a sábado.


   O Metrô do Cariri, no Ceará, um típico Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)



Monotrilho: como o nome faz sugerir, é construído sobre apenas um trilho - ao contrário de metrôs, trens e VLTs, que se deslocam sobre trilhos paralelos. Transporta, em média, entre 15 mil a 20 mil pessoas por hora. O único monotrilho do País, localizado em Poços de Caldas (MG), está desativado.


    Monotrilho de Sydney, na Austrália



BRT: sigla da expressão em inglês Bus Rapid Transit (ou ônibus de trânsito rápido, em tradução livre), esse sistema é o que utiliza corredores de ônibus em grandes cidades - em geral, com ônibus articulados, que pode receber mais gente. Capacidade de transportar de 15 mil a 20 mil pessoas por hora por sentido.

    BRT de Curitiba, o pioneiro no País



Ônibus: sistema de transporte público urbano mais disseminado no Brasil. Tem capacidade de transportar cerca de dez mil pessoas por hora por sentido.

    Linha de ônibus em operação em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário