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O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Tucanos congelam ponte: é um estelionato eleitoral



Maria Lúcia Prandi - Deputada estadual do PT

Classifico como um grande estelionato eleitoral o congelamento, pelo governo tucano paulista, da construção da ponte Santos-Guarujá. Anunciado como prioritário no momento eleitoral, o projeto acaba de ter como destino o freezer, o que evidencia o grande golpe aplicado contra a população.

“Ponte foi prometida, não comprometida”, declarou o secretário de Estado dos Transportes, Saulo de Castro Abreu Filho, em recente entrevista à Imprensa, fazendo um jogo de palavras que só aumenta nossa indignação. Quando o objetivo era colher dividendos a conversa era bem outra. O então governador José Serra chegou a inaugurar uma maquete da obra. Uma reprodução gráfica mostrando quão bela ficaria a ponte estaiada foi amplamente divulgada pelo PSDB e alimentou o imaginário popular.

Passada a eleição, a obra se transforma em um “desejo que hoje, em termos orçamentários, não é realizável”, segundo o citado secretário. “Talvez tenha tido algum tipo de precipitação”, acrescentou ele, evidenciando o uso eleitoral que envolveu o anúncio da obra e a abertura de licitação para execução do projeto.

Fui sistemática em cobrar o cumprimento de prazos e, já antevendo o golpe, denunciei que o PSDB não incluiu a obra no Orçamento estadual de 2011. Não é a primeira vez que os tucanos fazem uso eleitoral de projetos. O bom e desejado Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) é outro empreendimento que há mais de uma década o PSDB promete. Ou será que somos nós que ainda não entendemos que obra prometida não é obra comprometida?

A promessa espetaculosa de uma ligação seca Santos-Guarujá ganhou sua primeira versão em janeiro de 2009, quando o então governador José Serra anunciou a construção de um túnel ligando as duas cidades. À época, revelou também o custo: R$ 450 milhões. Disse, ainda, que o túnel era opção mais barata, porque a construção de uma ponte exigiria rampa de aproximação muito longa.

Por incrível que pareça, menos de quatro meses depois, em maio de 2009, o mesmo governo tucano veio a público revelar que a ligação entre as cidades de Santos e Guarujá seria feita por meio de uma ponte estaiada, e não mais por um túnel. A possibilidade de construção de um túnel submerso, que cruzaria o Canal do Estuário, foi definitivamente descartada.

O argumento foi de que o túnel – antes tido como mais barato - se tornara inviável em razão de custos e prazos. O Estado já começara, então, a contratar a elaboração do projeto básico da ponte. Valor da futura obra – R$ 500 milhões – com prazo de construção de 30 meses.

Desde então, tudo o que o Governo do Estado conseguiu foi engordar o valor do investimento. A previsão de custo foi elevada para R$ 700 milhões, sem que uma única estaca tenha sido fincada.

De forma estratégica, os tucanos alimentaram o noticiário. Entre outros factóides, anunciaram que o projeto básico da ponte seria apresentado em 30 de abril do ano passado. Vencido o prazo, nova data foi anunciada – 31 de maio – e igualmente não cumprida. Insisti em cobrar o tal projeto, cujo destino agora sabemos qual é: a geladeira, até que uma nova eleição se aproxime.

Reitero: a Baixada Santista foi vítima de um estelionato eleitoral, foi barbaramente desrespeitada.

*Maria Lúcia Prandi é deputada estadual pelo PT-SP


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