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O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Farsa da expansão do Metrô de SP e corrupção: marcas das gestões Serra, Alckmin e Covas

Governo tucano ilude população com a falsa expansão do transporte público.



Por Paulo Dantas







Apenas 21,65 Km de linhas de metrô de SP foram construídos pelas gestões do PSDB (Covas, Alckmin e Serra), em quase 16 anos de governo, dos atuais 65,9 Km, com o acréscimo de 3,6 Km recentes da atrasada Linha Amarela. Isto dá uma média irrisória de construção de 116 metros por mês ou 1,39 Km por ano.


Comparativamente com as cidades do México, que começou a construir o metrô na mesma época de SP, hoje com 201 km de linhas de metrô, e Santiago, no Chile, com 84 km, a expansão das linhas de metrô de SP, constante da propaganda do PSDB, além de ser uma mera ficção, é enganosa.

Ao lado da morosidade na construção do metrô de SP, a corrupção é outra marca registrada no setor. No Brasil, desde 2008, promotres apuram o esquema de pagamentos de propinas pela multinacional Alstom a representantes do PSDB nas gestões tucanas dos últimos 16 anos (Mário Covas, Geraldo Alckmin e José Serra) para garantir contratos com o governo paulista. Enquanto, o Ministério Público Federal apura os crimes de lavagem de dinheiro e contra a ordem tributário, o Ministério Público de SP investiga os atos de improbidade administrativa, praticados por autoridades públicas e lesivos ao patrimônio de SP. Em ambos os casos, as autoridades suiças, que investigam o caso desde 2007, auxiliam nos trabalhos de apuração das autoridades brasileiras.


Além de todas essas mazelas e escândalos, o Metrô será obrigado a pagar uma indenização de R$ 200 milhões ao Consórcio Via Amarela, valor originário pela mudança do método de escavação dos túneis, solicitada pela companhia em 2004 para agilizar a entrega da obra. O escândalo é maior porque o desabamento da Estação Pinheiros ocorreu por causa da mudança ilegal do método construtivo.


Em março de 2010, o promotor Saad Mazloum, do Ministério Público de SP, ingressou com ação de improbidade administrativa contra o presidente do metrô e funcionários da empresa, além do Consórcio Via Amarela, responsáveis pela obra, cumulada com pedido de danos morais e patrimoniais difusos. O promotor pede que a Justiça condene a uma indenização no valor de R$ 239 milhões as empreiteiras que formam o Consórcio Via Amarela e a Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, responsáveis pela obra da estação Pinheiros do Metrô.


Veja a expansão dessa farsa:


Reuters - 12/08/2010


Serra promete construir 400 km de metrô em grandes cidades

SÃO PAULO (Reuters) - Após percorrer trecho em trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, afirmou que, caso eleito, fará um programa de construção de 400 quilômetros de metrô no Brasil

http://br.reuters.com/article/domesticNews/idBRSPE67B0W320100812


O Globo Online - 12/08/2010

Com problemas no transporte em SP, Serra promete 400 km de linhas de metrô em nove capitais



SÃO PAULO - Depois de enfrentar dificuldades para tentar implementar algumas linhas de metrô em São Paulo, o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, prometeu nesta quinta-feira que criará, se eleito, 400 quilômetros de linhas metroviárias em pelo menos nove capitais do país. Numa agenda casada com o que prometeria minutos depois, Serra percorreu estações de uma linha de trem, que liga bairros da periferia à Grande São Paulo. Embora sem dar detalhes técnicos sobre o projeto, Serra chegou a estimar investimentos de até R$ 45 bilhões para as obras

http://oglobo.globo.com/pais/eleicoes2010/mat/2010/08/12/com-problemas-no-transporte-em-sp-serra-promete-400-km-de-linhas-de-metro-em-nove-capitais-917384631.asp

iG - 12/08/2010

Goldman diz que Serra exagerou ao prometer 400 km de metrô

O governador assumiu a paternidade da proposta do presidenciável tucano de fazer metrô com o dinheiro do trem-bala

http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/goldman+diz+que+serra+exagerou+ao+prometer+400+km+de+metro/n1237747038393.html



Jornal da Tarde - 26/04/2010

Governo Serra deixou de investir R$ 1,3 bilhão no Metrô de SP

Orçamento previa gasto de R$ 3,3 bilhões em 2009 na expansão da rede de trilhos, mas foram aplicados R$ 2 bilhões; maior atraso é na Linha 5-Lilás, que deixou de receber R$ 1 bilhão do que havia sido planejado no ano passado

http://www.jt.com.br/editorias/2010/04/26/ger-1.94.4.20100426.2.1.xml


AP - 21/06/2010

Metrô paulista: obra lenta, superfaturada e atrasada

A incompetência gerencial do governo tucano fica clara quando se compara a extensão do Metrô paulistano com o de outros países. Enquanto o metrô de São Paulo possui 62,3 quilômetros de extensão, o metrô da Cidade do México, que começou a ser construído na mesma época que o de São Paulo, tem 201 quilômetros de extensão e o de Santiago, no Chile, conta com 84 quilômetros. Ao longo do governo do PSDB, o metrô de São Paulo registrou baixíssimo crescimento, de apenas 1,4 quilômetro em média por ano.


Desde meados de 2007, estão em curso investigações internacionais requeridas pela Justiça suíça e francesa, envolvendo as relações da multinacional Alstom com o governo do PSDB. O objeto da investigação é apurar o pagamento de propina a representantes do tucanato, como meio de garantir contratos com o governo paulista.

http://www.ptalesp.org.br/em_discussao_ver.php?idTexto=673




Folha de S. Paulo - 29/10/2008

Propina da Alstom chega a US$ 430 milhões, afirma Suíça

O Ministério Público suiço já havia informado que há pelo menos três investigações em curso sobre o caso Alstom, e que uma delas é sobre o uso de bancos suíços para pagar propinas no Brasil

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u461602.shtml


Folha de S. Paulo - 12/12/2008

Serra inaugura 1º trem comprado da Alstom em contrato sob investigação

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), inaugurou ontem o primeiro trem --de um lote de 16-- cujo contrato de compra, feito em sua gestão pela direção do Metrô, está sob investigação por suspeita de superfaturamento e de burlar a Lei das Licitações. O trem é da Alstom

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u478449.shtml


Estado de S. Paulo - 07/08/2009

Jorge Fagali Neto, ex-secretário de Transportes de SP, tem bens congelados na Suiça

Suspeita é a de que o dinheiro seja oriundo de pagamentos de propina da empresa francesa Alstom.O Ministério Público da Suíça congelou em Genebra US$ 7,5 milhões em nome de Jorge Fagali Neto, ex -secretário de Transportes na gestão Fleury e irmão do atual presidente do Metro, José Fagali, nomeado para o cargo por Serra.A suspeita é a de que o dinheiro seja oriundo de pagamentos de propina da empresa francesa Alstom a funcionários públicos brasileiros nos anos 90 para garantir contratos públicos.

No total, 19 pessoas físicas e jurídicas estão sob investigação e os sequestros dos bens já foram informados ao Ministério Público Federal no Brasil. As investigações em relação à Alstom começaram em 2007 em Paris, incluindo Robson Marinho, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e ex-secretário da Casa Civil na gestão Covas. Seus bens, no valor de R$ 5,1 milhões, foram bloqueados

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,ex-secretario-de-transportes-de-sp-tem-bens-congelados,415357,0.htm

O Estado de S. Paulo - 11/06/2010

Metrô-SP vai à Justiça para não pagar R$ 200 milhões exigidos pelo Consórcio Via Amarela

O Metrô ingressou com duas ações na Justiça para tentar evitar o pagamento de R$ 200 milhões de indenização para o Consórcio Via Amarela, responsável pela construção da recém-inaugurada Linha 4-Amarela. O valor se refere à mudança do método de escavação dos túneis, solicitada pela companhia em 2004 para agilizar a entrega da obra

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,metro-sp-vai-a-justica-para-nao-pagar-r-200-milhoes,565013,0.htm


O Estado de S. Paulo - Blog do Reina - 24/06/2010

Metrô perde ação na Justiça e terá de pagar R$ 200 milhões indenização ao Consórcio Via Amarela

A Justiça cassou, na terça-feira, a liminar que determinava a realização de perícia de engenharia para aferir valor de pagamento de indenização ao Consórcio Via Amarela, responsável pela construção da recém inaugurada Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo. Os empreiteiros ingressaram na Justiça exigindo pagamentro de R$ 180 milhões, corrigidos para R$ 200 milhões, de indenização referente à mudança do método de escavação dos túneis de parte do ramal

http://blogs.estadao.com.br/eduardo-reina/2010/06/24/metroperde-acao-na-jusitca-e-tera-de-pagar-indenizacao-a-empreiteiras/


Ministério Público de SP - 29/03/2010
MP pede indenização de R$ 239 milhões por acidente na estação Pinheiros do Metrô


O promotor de Justiça Saad Mazloum , da Promotoria do Patrimônio Público e Social da Capital, ajuizou, nesta segunda-feira, 29/3, ação de improbidade administrativa cumulada com pedido de danos morais e patrimoniais difusos, pedindo que a Justiça condene a uma indenização no valor de R$ 239 milhões as empreiteiras que formam o Consórcio Via Amarela e a Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, responsáveis pela obra da estação Pinheiros do Metrô.

São réus na ação:

· Luiz Carlos Frayze David, ex-presidente do Metrô;
· Marco Antonio Buoncopagno, ex-funcionário do Metrô;
· José Roberto Leito Ribeiro, funcionário do Metrô, responsável pelo Departamento de Construção Civil da Linha 4 Amarela;
· Cyro Guimarães Mourão Filho, funcionário do Metrô e coordenador de Obras da Linha 4 do Metrô;
· Jelson Antonio Sayeg de Siqueira, engenheiro civil do Metrô, responsável pela fiscalização da obra;
· German Freiberg, engenheiro do Metrô, co-responsável pela fiscalização do andamento da obra;
· Consórcio Via Amarela (CVA), formado pelas empresas Odebrecht-CBPO, OAS, Queiroz Galvão, Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez e Alstom

A Promotoria também pediu que as empresas sejam proibidas de contratar com o Poder Público pelo prazo de 5 anos, o máximo permitido em lei

Clique aqui para ler a íntegra da ação

SPTV 2ª Edição - 30/03/2010

ia Amarela terá que pagar indenização de R$ 239 milhões por cratera na obra do metrô

Além das pessoas que perderam a vida, o prejuízo de quem foi atingido pelo acidente nas obras da estação Pinheiros motivou uma nova ação do Ministério Público.

Leia e assista ao vídeo com duração de 2m18s

http://sptv.globo.com/Jornalismo/SPTV/0,,MUL1551472-16576,00.html

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