Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Trensurb conclui ponte metroviária

20/05/2010 - Zero Hora

Com horário marcado para a concretagem da última aduela, a Trensurb comemorou ontem a conclusão da ponte metroviária que vai levar o trem de São Leopoldo a Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. Em ritmo acelerado, a obra de extensão da Linha 1 da Trensurb deve ter, dentro de dois meses, meio caminho andado.

– Este é um registro de que a obra está efetivamente em um ritmo bem acelerado. Considerando que ela teve início físico em fevereiro de 2008, passados 14 meses já executamos 44,05% do trabalho. Mais dois meses vamos bater nos 50%, metade do caminho – adianta o gestor do contrato de expansão da Linha 1 da Tresurb, Lino Fantuzzi.

Com 195 metros de extensão e 9m70cm de largura, a ponte metroviária foi construída sobre o Rio dos Sinos, ao longo do prolongamento da Avenida Mauá, para ligar a Estação Rio dos Sinos, em São Leopoldo, à Estação Liberdade, em Novo Hamburgo. Conta com sistema de balanço sucessivo – moderna tecnologia na construção de pontes, em que não existem pilares de sustentação, o que evita interferência no curso da água do rio e maiores impactos ao ambiente.

Dentro de uma semana deverá ser finalizada a ponte rodoviária que dará acesso às estações também sobre o Rio dos Sinos. Separada em cinco trechos, a obra já tem o primeiro deles concluído, da Estação São Leopoldo até o início da travessia do Rio dos Sinos, com o elevado já construído e pronto para receber os trilhos. O segundo trecho chega à reta final com a conclusão das duas pontes.

O terceiro é considerado o mais crítico, admite Fantuzzi. A celeridade da obra chegou a ficar comprometida pela retirada de famílias que moram na região por onde o trem deve passar. Até o final do mês, no entanto, todas deverão estar reassentadas, abrindo frente para a construção dos elevados que ligarão à Estação Liberdade, prevista para ser concluída já em setembro deste ano.

– A meta é operarmos de forma comercial já no início do ano que vem, em março ou abril, com algumas viagens experimentais ainda este ano – antecipa Fantuzzi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário