Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

IPEA lança estudo sobre transporte ferroviário

19/05/2010

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulga hoje (19) um estudo sobre o transporte ferroviário de cargas que aponta que os principais usuários do modal controlam boa parte da malha; que as vias estão concentradas no centro-sul do país, e boa parte com traçado antigo; que quase 80% da carga transportada é relacionada ao minério de ferro,que utiliza também as ferrovias mais modernas; e que a privatização na década de 90 permitiu a recuperação da malha existente.

O levantamento propõe abordar o transporte de carga de forma integrada, usando a cabotagem e a navegação interior sempre que possível, e que novas ferrovias devem ser construídas apenas se houver demanda (atual ou futura) para justificar o alto investimento.

O objetivo do estudo foi avaliar as características do transporte ferroviário de cargas, sua evolução na infraestrutura de transporte brasileira e as principais questões regulatórias do setor.



Confira o estudo completo do “Transporte Ferroviário de Cargas no Brasil”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário