Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Escavação da Linha 4 do Metrô RJ vai começar

14/05/2010 - O Globo

O governador Sérgio Cabral anunciou nesta sexta-feira que a perfuração dos túneis que vão compor a Linha 4 do metrô começará no dia 26 de junho. A obra, que levará esse meio de transporte até a Barra, é um dos compromissos assumidos pelo governo do estado para os Jogos Olímpicos de 2016.

- Começa a perfuração do túnel da Linha 4. As pessoas vão ver para crer - disse Cabral.

A garantia do governador coincide com as estimativas da Secretaria de Transportes, que, ao inaugurar em março o canteiro de obras, previu para junho o início das escavações. A Linha 4, com extensão de 15,2 km, ligará o Jardim Oceânico, na Barra, à Gávea, onde os trilhos encontrarão a Linha 1, que será prolongada a partir da Praça General Osório. O trajeto Barra-Zona Sul terá paradas em São Conrado (próximo à Rocinha), Gávea, Leblon e Ipanema, mas a localização das estações está ainda em estudos.

Segundo as informações divulgadas em março pela secretaria, as obras não terão, pelo menos no início, impacto sobre o trânsito, uma vez que as escavações serão feitas na rocha.

A estimativa de custo da primeira fase é de R$ 300 milhões, a serem bancados pelo governo do estado. Em abril, o secretário estadual de transportes, Sebastião Rodrigues, e o ministro das Cidades, Márcio Fortes, discutiram a possibilidade de o governo federal financiar a segunda etapa do projeto. A Linha 4 foi licitada em novembro de 1998, mas só saiu do papel com sua inclusão entre os projetos-chave para os Jogos Olímpicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário