Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
O Setorial de Transportes do PT nasceu junto com o Partido dos Trabalhadores. O objetivo sempre foi o de fomentar políticas públicas para o transporte coletivo e logística para distribuição de mercadorias. Estamos abrindo esse espaço para ampliar a discussão sobre o tema.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Transporte: metas só no papel

JT - 3 fevereiro de 2010



De compromisso assumido por Kassab, áreas como Rodoanel não receberam verbas



Felipe Grandin, felipe.grandin@grupoestado.com.br

Das 26 metas na área de transporte previstas no Plano de Metas da Prefeitura para 2012, 15 ainda não saíram do papel. Segundo relatório disponível no site www.agenda2012.com.br, essas iniciativas estão em fase de projeto, edital ou em licitação. Ontem, o JT mostrou que a gestão do prefeito Gilberto Kassab (DEM) cumpriu seis das 223 metas previstas em 2009.

O balanço mostra que quatro metas na área de transporte estão totalmente paradas: investir R$ 300 milhões no Rodoanel, instalar 150 novas faixas de pedestres, pavimentar 200 quilômetros de vias públicas e substituir 46% dos abrigos de pontos de ônibus. A conclusão do Expresso Tiradentes (antigo Fura-Fila) é classificada como “em andamento”, mas o corredor, que ligará a Vila Prudente à Cidade Tiradentes, foi transformado em metrô leve.

Das 11 iniciativas que já entraram em obras, as mais avançadas, segundo o site, são a conclusão do complexo viário Padre Adelino, na zona leste, e a duplicação da Estrada do M’Boi Mirim, na zona sul. A meta de construir 100 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas também está sendo implementada, com a instalação de vias pra ciclistas em Casa Verde (7 km), Capela do Socorro (3 km) e Estrada Parque (22 km). A reforma de 10 terminais de ônibus começou pelo Cidade Tiradentes, concluído no ano passado. Outros três estão em projeto: Vila Nova Cachoeirinha, AE Carvalho e Penha. Dos 13 novos terminais urbanos, só o Campo Limpo foi concluído. Segundo a Secretaria de Transportes, o de Pinheiros está em obras e os de Vila Prudente e Jardim Ângela, em projeto.

Nos pacotes de obras em projeto, edital ou licitação estão incluídos, entre outros, a implantação de 66 km de corredores de ônibus, a reforma de outros 38 km, e a instalação de 1 milhão de metros quadrados de sinalização.

Também está na lista a intervenção em 15 pontos de congestionamento, mas só um estava em projeto, de acordo com o site. Segundo a Secretaria de Transportes, porém, há mais sete: Rua 25 de Março; Mercado Municipal; Avenida Eng. Luis Carlos Berrini; Av.Helio Pellegrini; Itaim-Bibi; Vila Olímpia; e Avenida Faria Lima. De acordo com a pasta, 3.548 abrigos de ônibus também foram reformados - 16% do total.

O Plano de Metas foi dividido em cinco eixos pela Prefeitura. O que engloba as áreas de trânsito e meio ambiente, chamado de cidade sustentável, tem a maior parcela de metas não iniciadas, 12,5%.

Nas áreas de cultura e esportes, o porcentual é de 9,6%, com cinco das 52 metas paradas e duas atingidas. No eixo de saúde, educação, assistência social e segurança, foram alcançadas três dos 50 objetivos. Um está parado. Em economia, emprego e desenvolvimento, o índice de obras ainda não iniciadas é de 6,8%. Já em tecnologia e desburocratização, só uma de 20 não começou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário